Atividade 9º Anos D,A. Geografia 1º Bimestre Prof. Janser

 

Etapa de ensino: 9º ano A,D do EF – Anos Finais – 1º bimestre

Habilidade do Currículo Paulista: (EF08GE26*)Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de países distintos, em diferentes regiões do mundo.

 Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo.

 Objeto de conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e local.

Texto para consulta, não precisa copiar.

Somente as atividades com respostas.


Os indicadores sociais são meios utilizados para designar os países como sendo: Ricos (desenvolvidos), Em Desenvolvimento (economia emergente) ou Pobres (subdesenvolvidos). Com isso, organismos internacionais analisam os países segundo a:

• Expectativa de vida (É a média de anos de vida de uma pessoa em determinado país).

• Taxa de mortalidade (Corresponde ao número de pessoas que morreram durante o ano).

• Taxa de mortalidade infantil (Corresponde ao número de crianças que morrem antes de completar 1 ano).

• Taxa de analfabetismo (Corresponde ao percentual de pessoas que não sabem ler e nem escrever).

• Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes.

• Saúde (Refere-se à qualidade da saúde da população).

• Alimentação (Refere-se à alimentação mínima que uma pessoa necessita, cerca de 2.500 calorias, e se essa alimentação é balanceada).

• Condições médico-sanitárias (Acesso a esgoto, água tratada, pavimentação etc.)

• Qualidade de vida e acesso ao consumo (Correspondem ao número de carros, de computadores, televisores, celulares, acesso à internet entre outros).

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

Foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para tentar medir o grau econômico e, principalmente, como as pessoas estão vivendo nos países de todo o mundo.

O IDH avalia os países em uma escala de 0 a 1. O índice 1 não foi alcançado por nenhum país do mundo, pois tal índice iria significar que determinado país apresenta uma realidade quase que perfeita, por exemplo, uma elevada renda per capita, expectativa de vida de 90 anos e assim por diante.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHMé uma medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda.

Também é bom ressaltar que não existe nenhum país do mundo com índice 0, pois se isso ocorresse era o mesmo que apresentar, por exemplo, taxas de analfabetismo de 100% e todos os outros indicadores em níveis desastrosos.

 


Atividades:

1 - Cite os critérios para se estabelecer o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

R:

2 – Pesquisa: Os três países que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento Humano são, respectivamente:

a) Estados Unidos, França e Reino Unido

b) Brasil, Austrália e Japão

c) Níger, Finlândia e Alemanha

d) Noruega, Austrália e Islândia

e) Japão, Noruega e Suíça

 

Atenção: as atividades deverão ser enviadas até o dia 24/02 no e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Geografia/ Prof. Allan Ítalo/ 9º C - Setores da economia e suas características. 06 aulas

Artes- 9º ano E - Prof.ª CRISTIANE

Geografia/ Prof. Allan/ 9ºC- Oceania: Localização e constituição territorial- 4 aula.