Atividade 9º Anos D,A. Geografia 1º Bimestre Prof. Janser
Etapa de ensino: 9º ano A,D do EF – Anos Finais – 1º bimestre
Habilidade do Currículo Paulista:
(EF08GE26*)Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as
transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de
desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de países distintos, em diferentes
regiões do mundo.
Os indicadores sociais são meios utilizados para designar os países como sendo: Ricos (desenvolvidos), Em Desenvolvimento (economia emergente) ou Pobres (subdesenvolvidos). Com isso, organismos internacionais analisam os países segundo a:
• Expectativa de vida (É a média de anos de vida de uma pessoa em determinado país).
• Taxa de mortalidade (Corresponde ao número de pessoas que morreram durante o ano).
• Taxa de mortalidade infantil (Corresponde ao número de crianças que morrem antes de completar 1 ano).
• Taxa de analfabetismo (Corresponde ao percentual de pessoas que não sabem ler e nem escrever).
• Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes.
• Saúde (Refere-se à qualidade da saúde da população).
• Alimentação (Refere-se à alimentação mínima que uma pessoa necessita, cerca de 2.500 calorias, e se essa alimentação é balanceada).
• Condições médico-sanitárias (Acesso a esgoto, água tratada, pavimentação etc.)
• Qualidade de vida e acesso ao consumo (Correspondem ao número de carros, de computadores, televisores, celulares, acesso à internet entre outros).
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)
Foi criado pela ONU (Organização das
Nações Unidas) para tentar medir o grau econômico e, principalmente, como as
pessoas estão vivendo nos países de todo o mundo.
O IDH avalia os países em uma escala de 0 a 1. O índice 1 não foi alcançado por nenhum país do mundo, pois tal índice iria significar que determinado país apresenta uma realidade quase que perfeita, por exemplo, uma elevada renda per capita, expectativa de vida de 90 anos e assim por diante.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é uma
medida composta de indicadores de três dimensões do
desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda.
Também é bom
ressaltar que não existe nenhum país do mundo com índice 0, pois se isso
ocorresse era o mesmo que apresentar, por exemplo, taxas de analfabetismo de
100% e todos os outros indicadores em níveis desastrosos.
Atividades:
1 - Cite os
critérios para se estabelecer o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
R:
2 – Pesquisa: Os três países
que apresentam as melhores médias de Índice de Desenvolvimento Humano são, respectivamente:
a) Estados Unidos, França e Reino Unido
b) Brasil,
Austrália e Japão
c) Níger, Finlândia e Alemanha
d) Noruega, Austrália e Islândia
e) Japão, Noruega e Suíça
Atenção: as atividades deverão
ser enviadas até o dia 24/02 no e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br
Não to conseguindo eviar pelo e-mail
ResponderEliminar