Professora Rosi - Eletivas - Turismo em Foco - 9º ANO A - 30/10/2021 até 16/11/2021
"Esta atividade está direcionada para todos os alunos tanto presencial quanto os que estão no ensino remoto."
Professora: Rosi |
Disciplina: Eletivas |
Série: 9°A |
02 aulas |
Habilidades: Elaborar planos de recepção de turistas, contatando órgãos públicos e infraestruturas turísticas necessárias como: hotéis, restaurantes, transportes e outros. |
Aula no CMSP em 23 de Setembro de 2021 |
TURISMO EM FOCO |
UTILIZAR A TECNOLOGIA PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE (COMPUTADOR, CELULAR OU OUTROS...) |
Entregar atividade até dia 16 de Novembro 2021 |
Sua atividade será avaliada de acordo com seu desempenho |
Esta atividade é um formulário ao final das respostas você deve clicar em ENVIAR |
Telefone para dúvidas 97477-4405 |
rosimeirenas@prof.educacao.sp.gov.br
O texto
abaixo é uma explicação de como elaborar um folder.
NÃO É NECESSÁRIO COPIAR. APENAS REALIZE A LEITURA COM ATENÇÃO.
Folder de turismo é uma peça de comunicação de grande impacto na
clientela deste tipo de negócio. Para isso, bons folders de turismo
devem ter um visual atrativo, cores quentes e chamativas, textos interessantes
e envolventes e, principalmente, fotos belíssimas, de alta qualidade,
mostrando, as belezas do local a ser visitado e, de preferência, com muita
gente se divertindo.
Mas, antes de começar a pensar em como produzir seu folder de
turismo, uma primeira providência é necessária: sua empresa já tem uma
identidade visual definida e um logotipo que atraia seus clientes e mostre os
diferenciais do seu negócio?
Dicas para criar um folder de turismo
Como dissemos, capriche na sua identidade visual e,
caso ainda não tenha, invista em um logo de qualidade para iniciar a produção
de seu folder de turismo.
1. Formato do folder
Um folder é um material gráfico com pelo menos uma
dobra. Alguns tem 2 dobras e ficam um
pouco maiores, com 3 folhas (6 páginas) e podem ser dobrados como uma sanfona
ou com as abas se fechando uma sobre a outra. É possível fazer folders com
muito mais dobras, se você quiser, mas ficarão grandes e compridos.
O tamanho dos folders mais usados são o A4,
maiores, semelhantes ao tamanho de uma folha sulfite e o tamanho A5, com metade
do tamanho do A4. Os maiores são mais chamativos e bonitos, mas também serão um
pouco mais caros.
Além disso, você pode ousar e fazer um folder com
recortes e formatos especiais. O efeito é muito bom, mas o preço aumenta
substancialmente.
2. Estrutura e estilo dos textos
Usualmente um folder tem uma bela capa com uma
chamada principal curta, seguida de um parágrafo de 3 linhas detalhando seu
negócio, diferenciais e posicionamento e, dependendo do espaço que pretende
usar nas dobras internas, pode já na capa haver uma lista de bullets detalhando
o que espera o leitor no interior do folder.
Na parte interna você pode separar cada um dos
destinos que pretende divulgar ou, dependendo de seus objetivos, detalhar
cuidadosamente um destino específico.
Seja criativo, use frases positivas e alegres que
façam as pessoas terem vontade de viajar e passar bons momentos com a família e
amigos.
Folders de turismo não combinam com uma linguagem
pesada e formal, seja descontraído e alegre, como as melhores férias de sua
vida devem ser!
3. Cores corretas para cada destino
Cores podem passar diversos significados e
é importante seguir a identidade visual de sua empresa de turismo. Mas
pode haver diferentes tipos de destinos e motivos para viajar, pedindo cores
diversificadas.
No caso de hotéis de alto luxo, talvez seja
interessante usar a exclusividade do preto com detalhes em prata, por exemplo.
Mas cuidado para não ficar escuro ou fugir demais de sua identidade!
Resorts de praia e destinos de verão costumam
abusar dos tons alaranjados, trazendo aconchego e calor, homenageando o sol.
Resorts de inverto podem ter um ar brilhante e
límpido, com muita luz branca e um leve toque de azul claro.
Já hotéis fazenda costumam usar o verde e cores de
madeira, com muitas texturas.
4. Fotografias para folder de turismo
Sem dúvida é muito importante ter fotos
profissionais em alta resolução e muito bem tiradas. Normalmente os hotéis e
destinos fornecem bancos de imagens de nível profissional para você usar em
seus materiais de comunicação. Escolha um bom designer para escolher fotos
lindas, com paisagens belíssimas e muita gente sorrindo e se divertindo.
Evite imagens muito pequenas em que não se poderá
enxergar claramente as belezas do local.
5. Gramatura, papeís e acabamentos
Recomendamos uma gramatura mínima de 150 g/m²,
para dar mais rigidez em seu material. O papel mais usado é o couché fosco, mas
alguns gostam de usar o couché com brilho, dependendo do destino que for ser
divulgado em seu folder turístico. Quanto ao acabamento, um efeito muito
bonito é delimitar algumas fotos e áreas para ser aplicado um verniz
especial UV, que dá um destaque brilhante sutil.
Exemplos de folheto e folder de turismo
Nesta primeira imagem, veja o material preparado
por nossos designers para a Mais Tur Turismo:
Folder Turismo Mais Tur
APÓS REALIZAREM A
LEITURA VOCÊ DEVE ELABORAR UM FOLDER CONTENDO AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:
UM ESTADO DO NOSSO PAÍS;
UMA IMAGEM QUE REPRESENTE O PONTO TURISTICO;
RESTAURANTES NA REGIÃO;
OS
PONTOS TURISTICOS A SEREM VISITADOS;
TRANSLADOS
DO AEROPORTO AO HOTEL
ESTADIA EM QUE HOTEL
FINALIZE SEU FOLDER COM UMA FRASE ONDE VOCÊ ESTÁ
CONVENCENDO A PESSOA A VISITAR O ESTADO QUE ESCOLHEU.
NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR SUA ATIVIDADE!!!
Comentários
Enviar um comentário