Professora Daniela- História Turma 9º A, E
Olá, queridos alunos tudo bem?
Sejam todos Bem vindo a nossa aula virtual.
Em nossa aula de hoje, iniciaremos os conteúdos do 4° Bimestre.
Nossa aula tem relação com o conteúdo apresentado pelo CMSP no dia 10/11/2021.
Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog da Unidade escolar, e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador
Data de entrega da atividade: até 03/12
Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.
EMAIL: dani_souza_moreira@hotmail.com
Whatsapp: 985292771
Habilidade: ( EF09HI31) Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia, identificando o papel dos principais movimentos nacionalistas nas lutas de independência.
Descolonização da África
A descolonização da África ocorreu durante no século XX quando as populações dos territórios africanos ocupados conseguiram expulsar o invasor europeu e assim, conquistar a independência. O primeiro país africano a ser independente foi a Libéria, em 1847; e o último, a Eritreia, em 1993.
Contexto Histórico
Os processos de independência no continente africano ocorreram em momentos diferentes. Por exemplo, as nações do norte da África Ocidental e Oriental estavam livres a partir da década de 1950. Já os pertencentes à África Subsaariana, em 1960, os integrantes da África Austral e região do Oceano Índico entre 1970 e 1980.
O Egito consegue sua independência em 1922, mas será na década de 50 que vários estados conseguem sua autonomia como a Líbia (1951), Marrocos e Tunísia (1956) e Gana (1957).
Entre 1957 e 1962, 29 países passaram à condição de novos estados independentes e contribuíram para acelerar o processo de descolonização africana.
Cada país imperialista desocupou a África de maneira distinta. Vejamos:
- O Reino Unido aceita se retirar de certos territórios e transferir o poder para líderes escolhidos pela metrópole. Para mantê-los como aliados, cria-se a Commonwealth.
- A França muda o status de suas colônias para Províncias Ultramarinas e, mais tarde cria a Comunidade Francesa onde vai reunir suas antigas possessões mantendo o francês como idioma oficial e uma moeda em comum. A exceção será a sangrenta Guerra da Argélia.
- A Espanha transforma a Guiné-Equatorial em província ultramarina, em 1960 e Ceuta e Melila, em cidades. Em 1968, a Guiné-Equatorial é declarada independente.
- A Bélgica se envolverá na Guerra do Congo.
- Portugal não aceita se desfazer de suas colônias e só mudará o status desses territórios em 1959. Mesmo assim, as décadas de 60 e 70 são marcadas por conflitos armados apenas solucionados com a Revolução dos Cravos, em 1974.
Depois da Independência
Atividades
Assinalar a correta
1-A África Subsaariana corresponde à maior parte dos países africanos, situados na porção centro-sul do continente, em uma região marcada pela pobreza e pela desigualdade social. Em termos econômicos, a África Subsaariana apresenta uma economia baseada na:
a) exportação de bens manufaturados produzidos localmente.
b) concentração de grandes sistemas de agricultura intensiva.
c) extração vegetal de florestas para a fabricação de celulose.
d) produção de gêneros primários voltados para a exportação.
e) exploração de combustíveis fósseis de alto valor agregado.
Comentários
Enviar um comentário