ELETIVAS –9ºC 4ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 1
- ELETIVAS –9ºC 4ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 1
ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar
fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br
Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA.
4º BIMESTRE
Olá estimados alun@s, espero que tod@s estejam bem J
Minhas postagens da disciplina de ELETIVAS DIREITOS E
CIDADANIA no BLOG será MENSAL e entrega de atividades deverá ser
dentro do prazo solicitado e dúvidas será somente no
meu e-mail anotado acima J
ATIVIDADES SEMANAIS –
(08 aulas). AVALIAÇÃO
1
Leia abaixo com atenção, respeitando as virgulas, pontos e
exclamação e etc. Pois dessa forma terá melhor compreensão do texto. Dica: leia
conversando com o texto e palavras que desconheça, pesquise o
significado no dicionário ou google .
No texto abaixo, o educador Rubem Alves (1933-2014)
sonha com uma escola ligada a realidade da experiência dos alunos.
Leia o texto anotando as principais ideias:
São
extraordinários os esforços que estão sendo feitos para fazer com que nossas
linhas de montagem chamadas escolas tão boas quanto as japonesas. Mas o que eu
gostaria mesmo é de acabar com elas. Sonho com uma escola retrógrada,
artesanal...
Impossível?
Eu também pensava. Mas fui a Portugal e lá encontrei a escola com que sempre
sonhara: a "Escola da Ponte". Me encantei vendo o rosto e o trabalho
dos alunos: havia disciplina, concentração, alegria e eficiência.
[...]. Disse, numa outra crônica, que quero
escola retrógrada. Retrógrado quer dizer "que vai para trás". Quero
uma escola que vá mais para trás dos "programas" científica e
abstratamente elaborados e impostos. Uma escola que compreenda como os saberes
são gerados e nascem. Uma escola em que o saber vá nascendo das perguntas que o
corpo faz. Uma escola em que o ponto de referência não seja o programa oficial
a ser cumprido (inutilmente!), mas o corpo da criança que vive, admira, se
encanta, se espanta, pergunta, enfia o dedo, prova com a boca, erra, se
machuca, brinca.
1-
Agora com base nas principais ideias anotadas, produza um
texto (MÍNIMO 30 LINHAS ) , refletindo sobre os sonhos do autor para a escola.
Porque ele deseja essa mudança? Em que aspectos esses sonhos se parecem e se
diferenciam da situação que você conhece? Como você imagina que funcionaria a
escola idealizada por ele?
BONS ESTUDOS ;=D
Comentários
Enviar um comentário