Tecnologia e Inovação Prof. Cleidione 9º A, B, C, D 4º bimestre SÓ PARA OS ALUNOS QUE ESTÃO NO REMOTO
Disciplina:
Tecnologia e Inovação-
Prof. Cleidione - Whatsapp (910118442)
Email: cleide.ssociologia@gmail.com
Identificação do aluno: Nome completo série e turma / Nome da escola.
Qualquer
dúvida estou à disposição.
Tempo
entrega: 25/11
Recursos materiais: Celular ou computador
Avaliação: Engajamento nas realizações das tarefas
Cidadania digital é um dos inúmeros conceitos que
surgiram como consequência do advento da internet e das novas ferramentas
digitais que fazem parte do dia a dia das pessoas. A prática da cidadania
digital diz respeito ao uso responsável da tecnologia no mundo
virtual. No século 21, é uma habilidade necessária para, entre outras coisas,
proteger dados, saber como se comportar on-line e
filtrar a variedade de conteúdos disponíveis no ambiente virtual.
A cidadania
digital, portanto, se aplica a todo indivíduo que utiliza a internet de
maneira apropriada e eficaz. Apesar de sua importância, o conceito ainda não
conta com a popularidade que merece. Para mudar esse cenário, algumas
instituições de ensino e professores já incluem o ensino de cidadania
digital no currículo dos alunos, abordando tópicos como cyberbullying,
segurança digital, uso adequado de redes sociais e outros.
Felizmente, quase
todos os requisitos para ser um bom cidadão digital podem ser ensinados em sala
de aula. No entanto, ainda não há muito direcionamento para os professores
responsáveis pelo ensino da cidadania digital. Por isso, é
fundamental que haja cada vez mais informações sobre o mundo digital tanto no
contexto escolar como em veículos de comunicação, para que o uso da tecnologia
se torne mais fácil, seguro e acessível para todos os cidadãos.
Que conceitos a cidadania digital compreende?
1. Empatia
A empatia é o ponto
de partida do ensino da cidadania digital, porque é crucial para
entender como as pessoas falam e se comportam on-line. Como o uso
da internet depende em grande parte de comunicações baseadas em texto, nem
sempre é possível compreender o tom de voz de alguém, ver suas expressões
faciais ou entender outras pistas não verbais que são facilmente detectadas
quando se fala com alguém pessoalmente.
Como resultado, os
usuários da internet tendem a fazer julgamentos rápidos e severos sobre as
declarações de outras pessoas no ambiente digital. Isso pode levar a agressões
verbais, linchamento virtual, ataques cibernéticos e outros problemas. No pior
dos casos, esse comportamento pode evoluir para o cyberbullying,
uma questão que afeta especialmente os usuários mais jovens da internet.
2. Funcionamento da internet
A internet é uma
rede de servidores e computadores interconectados que direcionam as
solicitações do navegador da web por meio de uma rede de
conexão com ou sem fio. Nos últimos tempos, o alcance da internet tem se
ampliado de tal maneira que se torna difícil abordar toda a sua complexidade.
Por isso, somente uma pequena porcentagem de pessoas no mundo, incluindo
estudantes, realmente entende esses processos.
3. Dados do usuário
Compreender o
funcionamento da internet, por meio de uma sofisticada interconexão de
ferramentas digitais, facilita o entendimento de elementos-chave da cidadania
digital, como os dados do usuário. Praticamente todas as empresas que
possuem website coletam dados sobre as pessoas que o visitam. Esses dados podem
ser simples – como, por exemplo, quais páginas aquele usuário visualiza – ou
complexos – como o endereço residencial de alguém.
A maioria dos sites
na internet usa essas informações para elaborar estratégias de marketing, que
os ajudará a entender melhor o comportamento do cliente e conectar-se com os consumidores
de maneira mais significativa. No entanto, alguns sites usam essa oportunidade
de forma maliciosa, anexando um cookie, ou identificador exclusivo,
ao navegador do visitante para acessar dados sobre outros sites acessados por
ele.
Esses dados, depois,
são vendidos para outras empresas, que fazem o que quiserem com eles. Algumas
organizações, como Facebook e Google, são capazes até mesmo de rastrear o
comportamento digital do usuário fora de seus ambientes. Por isso, o cidadão
digital precisa saber que está sendo observado para criar maneiras de
se proteger on-line.
4. Alfabetização digital
A
alfabetização digital é a prática de ler informações on-line e
entender o que elas significam, de onde se originaram e se são precisas. Por
isso, é um dos conceitos mais complexos da cidadania digital –
mas também um dos mais importantes. A alfabetização digital também
inclui conceitos como etiqueta digital, ética, proteção on-line,
direitos autorais e prevenção ao cyberbullying.
5. Clickbait
Clickbait é qualquer texto, título de
vídeo ou chamada de notícia elaborado deliberadamente para despertar o
interesse de alguém e gerar cliques – mesmo que, para isso, divulgue mentiras
ou fatos distorcidos. De modo geral, o clickbait é utilizado
por organizações que desejam levar visitantes a seus sites para que possam
exibir anúncios e gerar receita.
O clickbait também
é usado por proprietários de sites maliciosos que desejam infectar os
computadores de pessoas com malwares. Entender o que é clickbait e
como identificá-lo pode fazer a diferença entre ser um bom ou um mau cidadão
digital, além de prevenir infecções do sistema por vírus maliciosos ou a
divulgação de notícias falsas – as famosas fake news.
6. Fake news
Fake news são, como o próprio nome
indica, notícias falsas, deliberadamente publicadas e divulgadas para propagar
informações mentirosas ou tendenciosas sobre um assunto de interesse público.
São comumente associadas a títulos clickbait, para atrair leitores
e alterar a opinião das pessoas com afirmações falsas e, na maior parte das
vezes, prejudiciais tanto para o indivíduo como para a sociedade em geral.
Aprender a distinguir uma notícia verdadeira de uma notícia falsa é
imprescindível para a prática da boa cidadania digital.
7. Exclusão digital
A exclusão digital se
refere à disparidade entre aqueles que têm acesso a ferramentas digitais
modernas, como computadores e internet, e aqueles que não têm. O acesso a
computadores e à internet ainda é restrito em todas as partes do mundo, o que
significa que aqueles que vivem na pobreza não têm o mesmo nível de acesso que
aqueles que possuem maior renda. Reconhecer a existência desse abismo também é
importante para a cidadania digital.
6. Bem-estar digital
Bem-estar digital é
a prática de abster-se do uso da internet e mídias digitais por alguns
períodos. Em outras palavras, é “fazer uma pausa” das telas. O bem-estar digital é
importante porque passar muito tempo diante da tela pode causar efeitos
adversos nas pessoas, sobretudo as mais jovens, que tendem a passar mais tempo
conectados e podem acabar enfrentando problemas como sedentarismo, prejuízo à visão, dificuldades de
sociabilização, danos à memória, entre outros.
7. Proteção dos dispositivos digitais
O elemento final
para se tornar um bom cidadão digital é proteger os
dispositivos digitais. O roubo de dados, por exemplo, afeta cerca
de 3 milhões de pessoas todos os anos somente nos Estados Unidos. Por isso,
o cidadão digital deve saber como proteger seus
computadores, smartphones, contas de
e-mail e redes sociais e outros dispositivos de acesso à internet.
É preciso saber
também sobre as VPNs, redes pessoais virtuais que podem manter os dados seguros
durante a navegação na internet. Outro ponto importante a ser abordado são
os softwares antivírus, que protegem os dispositivos contra
ataques virtuais e roubo de dados de usuários para facilitar atos criminosos na
rede
Responda:
1)
O
que é cidadania digital?
2)
Quando
ocorre a exclusão digital?
3)
Você
já praticou a exclusão digital?
4)
O
que é alfabetização digital?
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