Professor Janser - Geografia - 9º A, D. Atividade 1 do 4º Bimestre - Aulas previstas: 8 - Habilidade trabalhada : (EF09GE20) Data de entrega até 05/11/2021

 14ª Postagem Blog2021 - Professor Janser - Geografia. 

Atividade 1 – 4º Bimestre: 

Somente para os alunos que estão no sistema REMOTO!

9° A

GRASIELLY S. SANTOS 

KAUAN DE LIMA FERNANDES 

RICHEDY WIRES OLIVEIRA CAVALCANTE

9° D

 JULIA VITÓRIA DA CRUZ DE ALMEIDA

 REBECA CAROLINA DA MOTA OLIVEIRA 

FRANCIELLI DA SILVA ARAÚJO

Tema: Corporações e organismos internacionais

Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog da UE, e-mail e WhatsApp); Caderno do Aluno volume 3; Dispositivos necessários: celular, computador etc.

Aulas previstas: 
8 aulas.

Data de entrega da atividade: até 05/11/2021

Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

Meio eletrônico de entrega: Enviadas para o professor através do e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

Meio presencial de entrega: Em sala de aula para correção e argumentação sobre o tema.

Horário de atendimento aos alunos:  das 7:00 às 18:35 horas presencialmente na UE e/ou via WhatsApp e grupos de turmas: (11) 91011-9529

Ensino Fundamental Anos Finais:  9º ano A, D – 4º bimestre.

Habilidades do Currículo Paulista de Geografia:

Habilidade(EF08GE26*)Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de países distintos, em diferentes regiões do mundo.

Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo.

Objeto do conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e local.

Atividade: 4 - Caderno do Aluno - Página 128 e 129.

Texto para consulta, enviar somente as atividades!

Bom estudo!

Caderno do Aluno páginas:  128 e 129 

Leiam o texto e respondam as perguntas da página 129




 ATIVIDADE 5 – RETOMANDO CONCEITOS: ECONOMIA E

DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

Leia a seguir o texto 1.

Texto 1 – Ciência e tecnologia para o desenvolvimento de um país

            A história das aplicações da ciência básica desde a Antiguidade é repleta de descobertas feitas por cientistas movidos apenas pela sua curiosidade, que mudaram a história da humanidade. Para ilustrar com exemplos atuais, é só lembrar que sem a abstrata e quase onírica teoria da relatividade de Einstein, o GPS, que hoje guia os passos de uma fração importante da humanidade, não poderia existir. E a grande maioria dos produtos eletrônicos só existem graças aos conhecimentos da Física Atômica e das teorias quânticas do século XX.

 

 

a) Qual é o tema do texto 1?

 

b) O que o autor quis dizer com o trecho que aparece grifado no texto?

 

c) Qual é o papel dos setores da economia para o desenvolvimento de um país?

 

d) Por que os dados do PIB e do IDH são tão importantes?

 

e) De que maneira o desenvolvimento científico e tecnológico modifica a economia de um

país?

 

f) Quais setores da economia estão diretamente ligados ao desenvolvimento científico e

tecnológico? Justifique sua resposta.

 

g) Qual é a relevância do desenvolvimento científico e tecnológico para as economias dos países europeus e asiáticos?

 

Para Ajudar na composição das respostas leiam o texto:

 

A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

 

         A Ciência, a Tecnologia e a Inovação são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades.

 

         A Constituição Federal de 1988 atentou-se com o desenvolvimento científico, impondo ao Estado de acordo com os artigos 218 e 219, o dever de promover e incentivar a pesquisa e a capacitação tecnológica, tendo vista o bem público, e a importância social que tal investimento inflige para o progresso tecnológico e para o crescimento econômico de um país. O desenvolvimento de um país está diretamente relacionado com aplicação de capital neste setor. O artigo 218 da Carta Magna reza “O Estado promoverá e INCENTIVARÁ o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a INOVAÇÃO”

 

         A pesquisa contribui para a geração de conhecimento e para o desenvolvimento da humanidade. Os investimentos em pesquisa e inovação nos países de terceiro mundo e/ou em desenvolvimento são importantes ferramentas para sua independência dos países de primeiro mundo. A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, a ciência é importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas.

 

         A Academia Brasileira de Ciências (ABC), fundada em 1916, apresenta propostas para que o desenvolvimento sustentável e socialmente justo do Brasil incorpore decidida e definitivamente ciência, tecnologia e inovação como política de Estado. No mundo contemporâneo é essencialmente impossível a criação de bons empregos, o combate à pobreza, a redução da desigualdade e o fortalecimento da governabilidade democrática sem uma substantiva melhoria da educação, o uso intensivo de ciência, a aplicação das tecnologias localmente mais eficientes e a introdução da cultura da inovação em toda a sociedade.


Enviar as atividades pelo e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

Escrever no corpo do e-mail: Nome, ano, turma e qual atividade.

Atenção ao foco das fotos e se a letra está legível.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Geografia/ Prof. Allan Ítalo/ 9º C - Setores da economia e suas características. 06 aulas

Artes- 9º ano E - Prof.ª CRISTIANE

Geografia/ Prof. Allan/ 9ºC- Oceania: Localização e constituição territorial- 4 aula.