Geografia/ 9ºC/ Prof. Allan/ Sociedade urbano-industrial na América Latina- Brasil (Processo histórico)
Olá, tudo bem?
Bem vindo a nossa aula virtual!
Em nossa aula de hoje, observaremos os conteúdos relacionados aos temas propostos pelo CMSP do dia 14/10/2021.
(EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.
Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog da Unidade escolar, e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc.
Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc.
Data de entrega da atividade: até 20/11/2021
Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.
1ª Atividade do 4º bimestre.
Períodos históricos do Brasil e o seu desenvolvimento econômico.
A História do Brasil está dividida em três períodos históricos principais, sendo eles: Período Pré-Colonial e Colonial, Período Imperial e Período Republicano.
Período Pré-Colonial e Colonial (1500 a 1822)
Após 22 de abril de 1500, com a chegada dos portugueses ao território americano, essas novas terras desconhecidas não despertaram grande interesse na Coroa de imediato. O Império português estava, nesse momento, voltado para o comércio com as Índias.
Portugal, nesse momento inicial, promovia as chamadas expedições exploradoras no território brasileiro com o objetivo de reconhecer e mapear o território e estabelecer contato com os índios nativos. O principal produto extraído dessas terras, até então, era uma árvore nativa da Mata Atlântica que passou a ser chamada de Pau-Brasil.
Em 1530, Portugal envia Martim Afonso de Souza como chefe de uma expedição colonizadora. Sua missão era combater os traficantes franceses e estabelecer algumas vilas de povoamento na região litorânea e buscar metais preciosos.
Nesse período, também temos a criação das Capitanias Hereditárias que, em meados do século XVI, instalam o primeiro engenho de açúcar (que, até meados do século XVII, seria o principal produto de exportação da colônia), inaugurando, então assim, o ciclo do açúcar. O sistema de ''Plantation'' era o modelo utilizado nesse tipo produção. Extensas faixas territoriais eram concedidas aos senhores de engenho, que, munidos com a fertilidade da terra, a mão de obra escrava e a monocultura da cana-de-açúcar, transformaram-se na principal elite econômica, social e política a partir de então. já no final do século XVII, na região da capitania de São Paulo, quantidades significativas são encontradas, dando início ao ciclo do ouro.
PERÍODO IMPERIAL (1822 a 1889)
Período Imperial inicia-se em 07 de Setembro de 1822, com a independência do Brasil, até 1889, com a Proclamação da República em 15 de Novembro de 1889.
Durante esse período, ocorreram transformações profundas. A economia do Império que, desde o ciclo do ouro, encontrou no aumento do consumo do café no exterior a possibilidade de aumentar suas exportações. Essa atitude deu início ao ciclo do café. Tal atividade, que já vinha ocorrendo antes mesmo da chegada da Corte portuguesa em 1808.
O poder econômico passou a transferir-se do Nordeste para o Sudeste do país, onde se concentravam as plantações de café. Ao mesmo tempo, o próprio sistema de produção agrícola, a plantation, começa a sofrer fortes pressões, sobretudo dos ingleses, com a exigência do fim do comércio de escravos e, consequentemente, da abolição da escravidão.
PERÍODO REPUBLICANO (1889 a atualidade)
A partir desse período, uma das principais mudanças foi a forma de governo do Brasil que passa de monarquia para o sistema PRESIDENCIALISTA.
Durante a ERA VARGAS (1930-1945), houve um rearranjo das forças políticas, que se concentravam em setores médios dos centros urbanos. Esse, inclusive, foi o período de maior crescimento industrial da história do Brasil. Foi quando, também, criou-se a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), no dia 1º de maio de 1943, unificando e ampliando os direitos dos trabalhadores.
Hoje, podemos notar que a economia do Brasil, é baseada nos três setores econômicos:
*Primário: Agricultura diversificada e pecuária (gado, suínos, aves);
*Secundário: Indústrias químicas, de base, automotiva, de bens e de tecnologias;
Terciário: Comércio em geral e prestação de serviços.
Atividades:
1- Quais são os Períodos históricos do Brasil:
2- Descreva quando tem início e fim o Período Colonial e quais eram as atividades econômicas da época:
3-Descreva quando tem início e fim o Período Imperial e quais eram as atividades econômicas da época:
4- Descreva quando tem início e fim o Período Republicano e quais eram as atividades econômicas da época até a atualidade:
Após realizar as atividades, enviar fotografia para o seguinte email: allanitalo@gmail.com ou no seguinte número de whatsapp; 957866978, até o dia 20/11/2021
Para tirar dúvidas sobre nossos conteúdos, atendimento nos seguintes horários:
Segunda a sexta feira das 13:00 a 18:35.
Comentários
Enviar um comentário