WILSON HISTÓRIA 9 ANO BRASIL DE 1946 À DITADURA MILITAR: A REDEMOCRATIZAÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DE 1988
Professor: Wilson
Disciplina: História
Série destino: 9ºC
Quantia de aulas
previstas: 08 Aulas
Tema BRASIL DE 1946 À
DITADURA MILITAR: A REDEMOCRATIZAÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DE 1988
Dia da aula de História
no CMSP : 19/0821
Habilidades
trabalhadas: Analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e
culturais de 1989 aos dias atuais, identificando questões prioritárias para a
promoção da cidadania e dos valores democráticos.
9 anoc
BRASIL DE 1946 À
DITADURA MILITAR: A REDEMOCRATIZAÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DE 1988
1. BRASIL: DA DEMOCRACIA À DITADURA
Em dezembro de 1945, a
considerada primeira eleição efetivamente democrática ocorreu no Brasil. Os
parlamentares formaram uma Assembleia Nacional Constituinte, livremente eleita
e politicamente soberana, inaugurando, no Brasil, o regime de democracia
representativa. As dificuldades para
viabilizar o regime democrático no país foram grandes, afinal de contas esse
período de democracia teve como antecedente o autoritarismo dos anos de 1930 e
o liberalismo excludente da primeira república. Na década de 30 os brasileiros
se depararam com o universo dos direitos sociais advindos da promulgação das
leis trabalhistas, é então possível afirmar que o aprendizado de cidadania
social já estava bem consolidado em 1945.
As eleições se tornaram
sistemáticas e periódicas e englobavam partidos políticos com os quais o
eleitorado se identificava. Os trabalhadores também surgiram no cenário
político ao longo de 1945 participando ativamente do movimento queremista
(movimento político surgido em maio de 1945 com o objetivo de defender a
permanência de Getúlio Vargas na presidência da República ).
Todavia um argumento
para desqualificar o caráter democrático do regime é a interdição do direito de
votar dos analfabetos. Como no caso dos comunistas, sem dúvida que se tratou de
uma limitação das prerrogativas democráticas. Contudo, é preciso considerar a
ampliação do direito ao voto no Brasil nessa época. O crescimento do número de
votantes foi devido à expansão do sistema educacional: os analfabetos eram 54%
em 1945 e passaram para 36% em 1962. Além disso, o número de novos eleitores
foi maior que o aumento da população.
Também contribuiu para
a desqualificação do período a pouca dedicação dos historiadores brasileiros
por temporalidades mais recentes. Enquanto a época colonial e o século XIX, em
particular o tema da escravidão, apresentam pesquisas de longa data, os estudos
sobre a República brasileira são recentes. As primeiras pesquisas publicadas
sobre o governo de Vargas, por exemplo, datam de meados dos anos 1980. Sobre o
período 1946- 1964 encontramos o pouco interesse dos historiadores.
(Jorge Ferreira.
Professor Titular de Historia do Brasil da Universidade Federal Fluminense,
Pesquisador I do CNPq e da FAPERJ).
Os ataques ao regime da
Carta de 1946 tomaram força com o golpe civil-militar que, em 1964, encerrou
essa experiência democrática. O conjunto de forças políticas que apoiou o golpe
de Estado e sustentou a ditadura formulou uma série de imagens
desqualificadoras sobre o período, a exemplo da “corrupção”, da “incompetência”
e da “demagogia”. Para as direitas que tomaram o poder com o golpe de 1964,
haveria no país um povo “ingênuo” e destituído de “cultura” política e, por
isso, facilmente manipulado por líderes políticos inescrupulosos
2. REDEMOCRATIZAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE 1988
Após a constituição de
1988 os cidadãos foram conscientizados em relação aos seus próprios direitos,
aumentando assim a demanda por justiça na sociedade. Foi então que surgiu a
necessidade de haver mudanças no texto constitucional criando novos direitos,
introduzindo novas ações e ampliando a legitimação de interesses. Como afirma
Maria Tereza Sadek (2004) “Reformas virão e mudanças já estão em curso, algumas
mais e outras menos visíveis, alterando a identidade e o perfil de uma
instituição que sempre teve na tradição uma garantia segura contra as
inovações”.
Surge daí a ascendência
do Poder Judiciário. Após a recuperação da democracia, juízes e tribunais
passaram a incorporar um papel político juntamente com o Legislativo e o
Executivo aplicando a tripartição dos poderes contida no “Espírito das Leis” de
Montesquieu. Podemos, portanto, concluir que Montesquieu foi um dos precursores
do método comparativo-indutivo atualmente empregado tanto pela Ciência Política
quanto pela História Política.
Ao passo que nas primeiras Constituições os
propósitos primordiais eram a limitação do poder dos monarcas, a afirmação do
império da Lei e a proteção das liberdades individuais, as mais recentes
constituições encaminham-se por valores democráticos, evidenciando os direitos
sociais.
A Constituição
brasileira de 1988, além de representar o marco entre o regime militar e a
democracia, também significou a conquista de vários direitos trabalhistas e
sociais. Ou seja, garantiu direitos individuais típicos do liberalismo e
consagrou uma ampla gama de direitos sociais e coletivos, característicos do
processo de redemocratização, incorporando ao máximo o paradigma normativo.
1-Sabendo-se que os
regimes liberais-democráticos se caracterizam pela ocorrência de
eleições, sufrágio
universal, existência de partidos políticos, liberdade de expressão e de
organização,
independência e harmonia entre os poderes constituídos, é um exemplo correto
de democracia liberal:
a) a Inglaterra após a
Revolução Gloriosa de 1688/1689
b) os Estados Unidos da
América nos governos Kennedy/Johnson (1961-1969)
c) o Brasil durante o
período imperial (1822-1889)
d) o Paraguai durante o
governo de Alfredo Stroessner (1960-1989)
e) a União Soviética
durante o governo de Josef Stálin (1922-1953)
2-A Constituição
brasileira de 1988, além de representar o marco entre o regime militar e a
democracia, também significou:
a- a conquista de vários direitos
trabalhistas e sociais
b- A Constituição brasileira de 1988
c- A liberdade e expressão
d- O trabalho democrático
3 Qual era o objetivo do movimento
político surgido em maio de 1945 ?
4 O que significa redemocratiza?
5 O crescimento do número de votantes foi
em virtude de :
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