Professora Daniela- Historia Turma 9º A,E

 Olá, queridos alunos tudo bem?

Sejam todos Bem vindo a nossa aula virtual.

Em nossa aula de hoje, iniciaremos os conteúdos do 3° Bimestre.

Nossa aula tem relação com o conteúdo apresentado pelo CMSP no dia 17/09/2021.

Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog da Unidade escolar, e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc

Data de entrega da atividade: até 07/10/2021

Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

EMAIL: dani_souza_moreira@hotmail.com

Whatsapp: 985292771

Habilidade: (EF09HI21) Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista de ditadura


i NDÍGENAS: O CAPÍTULO  POUCO  LEMBRADO  DA DITADURA  M I LITAR  BRASI LE I RA

O massacre de indígenas na ditadura militar brasileira vem desde o governo Castelo Branco de 1964, que através do Plano de Integração Nacional (PIN), procurou expandir as fronteiras internas do Brasil. Isso significou perseguição, prisão, tortura e assassinato de lideranças indígenas, que lutavam por seus territórios e cujo comportamento era considerado inadequado ao projeto desenvolvimentista do país.

A Comissão Nacional da Verdade apontou a inclusão de dez etnias indígenas entre as vítimas das violações de direitos humanos no regime militar. Segundo o relatório, de 1964 a 1985, 8.350 indígenas foram mortos em massacres, roubo de terras, remoções forçadas dos territórios, prisões, torturas e maus-tratos.

A psicanalista Maria Rita Kehl, responsável pelo capítulo dedicado às comunidades indígenas, investigou a violação de direitos humanos entre esses povos e identificou, por exemplo, que os indígenas da etnia Cinta Larga, de Rondônia, foram os mais atacados: 3.500 perderam a vida durante a ditadura.

Os ataques iam de envenenamento por alimentos misturados com arsênico a aviões que atiravam para as crianças das aldeias brinquedos contaminados com vírus de sarampo ou varíola. “Muitas dessas violações foram cometidas com a conivência do governo federal, por meio do SPI (Serviço de Proteção ao Índio), e depois da Funai”, afirma o relatório.


                                                             Atividades

1- Analise a imagem a seguir e escreva o que essa ela esta representando? explique




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