Professor Janser - Geografia - 9º A, D. Atividade 4 do 3º Bimestre - Aulas previstas: 8 - Habilidade trabalhada : (EF09GE20) Data de entrega até 06/10/2021
13ª Postagem Blog2021 - Professor Janser - Geografia.
Atividade 4 – 3º Bimestre:
Tema: Corporações e organismos internacionais
Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog da UE, e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc.
Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc.
Aulas previstas: 8 aulas.
Data de entrega da atividade: até 06/10/2021
Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.
Meio eletrônico de entrega: Enviadas para o professor através do e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br
Meio presencial de entrega: Em sala de aula para correção e argumentação sobre o tema.
Horário de atendimento aos alunos: das 7:00 às 18:35 horas presencialmente na UE e/ou via WhatsApp e grupos de turmas: (11) 91011-9529
Ensino Fundamental Anos Finais: 9º ano A, D – 3º bimestre.
Habilidades do Currículo Paulista de Geografia:
Habilidade: (EF08GE26*)Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de países distintos, em diferentes regiões do mundo.
Bom estudo!
Índice de Desenvolvimento
Humano (IDH)
Muitas vezes quando queremos falar
sobre um bom país para se viver, usamos como referência a economia ou um
indicador chamado IDH. Essa é a sigla para Índice de
Desenvolvimento Humano, uma medida que permite comparar a qualidade de
vida entre os países, levando em consideração não só aspectos econômicos,
mas também sociais, visto que não é apenas o parâmetro de riqueza que indica o
desenvolvimento de uma nação.
O cálculo do IDH tem
como resultado não só um número, mas também uma possibilidade de analisar as
possíveis deficiências em alguns setores, como a saúde e a educação. Sendo
assim, é uma forma de o governo concentrar medidas para melhoria dessas áreas a
fim de atingir melhores índices socioeconômicos.
O IDH é a medida do desenvolvimento
humano com base na qualidade de vida da população de um país.
Critérios do IDH: o que ele leva
em consideração?
O IDH leva em consideração três
importantes critérios que indicam o desenvolvimento social de um país,
relacionados especificamente à qualidade de vida. São eles:
Saúde
No critério saúde, é levada em
consideração a qualidade de vida, especificamente a esperança de vida
ao nascer. Isso significa que é importante saber quanto da população
tem acesso a medicamentos, vacinas, tratamentos de saúde, entre outros. Essa
dimensão também leva em conta taxas de natalidade, mortalidade infantil e
índices de violência, visto que essas taxas estão relacionadas ao bem-estar
social.
Educação
No critério educação, leva-se em
consideração o nível de conhecimento da população, ou seja, o grau
de instrução. Isso significa que são analisadas as taxas de alfabetização e a
escolarização (educação infantil, educação fundamental, ensino médio e
superior), que indicam a média de anos escolares de um adulto (a partir de 25
anos), bem como a média esperada para uma criança em idade escolar. São
analisadas as taxas de evasão escolar, repetência e o oferecimento de vagas
para as crianças aptas a serem matriculadas.
Renda
No critério renda, leva-se em
consideração a qualidade de vida segundo o Produto Interno Bruto per
capita (PIB per capita), que se refere ao total de bens e serviços
produzidos durante um ano pelo país dividido pelo número de habitantes,
indicando assim o que cada pessoa produziu. Esse critério reflete o padrão de
vida de cada habitante.
Enviar as atividades pelo e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br
Escrever no corpo do e-mail: Nome, ano, turma e qual atividade.
Atenção ao foco das fotos e se a letra está legível.
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