Wilson 9 ano c HistóriaA Guerra Fria: confrontos de dois modelos políticos;

 

Professor: Wilson

Disciplina: História

Série destino 9 C

Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses. .

Quantia de aulas previstas: 08 Aulas

TemaA Guerra Fria: confrontos de dois modelos políticos; A Revolução Chinesa e as tensões entre China e Rússia; A Revolução Cubana e as tensões entre Estados Unidos da América e Cuba.

 Dia da aula de História no CMSP : 11/0821

 

Atividades do 9 ano

ATIVIDADE 5 5.1.

 Leia o texto e responda:

             Racismo no futebol Eventualmente, observamos na mídia reportagens sobre racismo no futebol. Não só no Brasil, como em outros países, muitos jogadores são alvos de preconceitos e ofensas. O futebol, inventado no final do século XIX, na Inglaterra, tornouse um dos esportes mais populares do mundo ao longo do tempo. As edições do Campeonato Mundial (Copa do Mundo) levam espectadores à frente dos televisores para acompanhar suas seleções. Há diversos relatos de como o esporte chegou ao Brasil, mas possivelmente seu início se deu de duas formas: pelos filhos da elite nacional que estudavam na Inglaterra, entre eles Charles Miller, que trouxeram junto às malas uma bola e uma chuteira, e por operários ingleses, sobretudo os ligados às ferrovias, que ajudaram a divulgar o esporte junto aos trabalhadores nacionais. Assim, o futebol passou a ser divulgado e assimilado pela população nacional. Entretanto, a presença dos negros nos gramados, no início do século, era limitada. Vasco, Bangu e São Cristóvão, no Rio de Janeiro, foram os primeiros clubes a aceitar a presença de negros em suas fileiras, bem como São Paulo, Taubaté e Comercial de Ribeirão Preto já tinham jogadores negros em 1910. Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

 

a)      Em 1914, o jogador de futebol Carlos Alberto, do Fluminense Futebol Clube, cobriu o corpo com pó de arroz para se passar por branco numa partida contra o América Futebol Clube. Outros ainda alisavam o cabelo, numa tentativa de esconder suas características físicas. Quais seriam os argumentos da época para impedir que negros jogassem futebol? Há ainda hoje, no Brasil e no mundo, racismo no futebol? Dê exemplos.

5.2. Com base nos seus conhecimentos e nas explicações do(a) seu(sua) professor(a), leia o texto e depois responda ao que se pede no seu caderno: A

 

Capoeira

          A capoeira é considerada um dos mais importantes símbolos da cultura brasileira. Reconhecida como bem cultural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), a capoeira é uma expressão artística que mistura artes marciais, esporte, dança e música. Por muito tempo foi considerada ilegal e sua prática poderia render prisão, segundo o Código Penal de 1890, criado durante o governo do Marechal Deodoro da Fonseca. Nessa época, eram considerados marginais quem praticasse a capoeira, e a penalidade poderia ser de dois a seis meses de cadeia. Para manterem a tradição e a prática da capoeira, os praticantes realizavam as rodas em barracões das companhias portuárias das cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Santos. Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

a) O que é um bem cultural? Qual é a importância do IPHAN e da UNESCO na promoção e defesa do patrimônio histórico nacional e internacional? E qual é a importância dessas instituições reconhecerem a capoeira como um bem cultural brasileiro? 

b) Atualmente a capoeira está integrada à sociedade brasileira ou ainda sofre preconceitos? Você conhece algum grupo de capoeira da sua região? Qual?

 c) Pesquise como a capoeira surgiu no estado de São Paulo e siga as orientações de seu(sua) professor(a) para socializar os resultados de sua pesquisa.

 

 

ATIVIDADE 6 6.1.

Leia o texto e analise o infográfico para responder às questões.

A Greve Geral de 1917

                A cidade de São Paulo, no início do período republicano, possuía três grupos sociais bem definidos: os cafeicultores e comerciantes de café, que financiavam o crescimento da indústria; os negros libertos após a Abolição de 1888, que foram para a cidade em busca de trabalho; e a grande massa de imigrantes europeus, principalmente espanhóis e italianos.

           As fábricas nesse período eram ambientes insalubres e perigosos onde eram comuns os acidentes nas máquinas. Os operários recebiam salários muito baixos, cumpriam longas jornadas de trabalho de 12 a 16 horas diárias e, por último, mulheres e crianças recebiam salários inferiores que os homens. Essas condições de trabalho geraram insatisfações, que culminaram em greves e campanhas em defesa de uma série de reivindicações.

            Nesse sentido, ideias relacionadas ao anarquismo, opondo-se às hierarquias sociais e à dominação entre as pessoas, se difundiram entre os trabalhadores urbanos e rurais. Surgiram assim os anarco-sindicatos, que apoiaram os operários na busca de melhores condições de vida, além de proporem a articulação entre os trabalhadores do campo e os da cidade. Publicações de manifestos, panfletos, jornais, manifestações públicas e organização de greves eram as principais ações desses grupos.

            Ficou famosa a participação anarquista na Greve Geral de 1917, em que os trabalhadores das fábricas e do comércio organizaram manifestações em diversos estados brasileiros, reivindicando melhores condições laborais, tais como jornadas de 8 horas diárias e a proibição do trabalho infantil nas fábricas.  Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

Responda

1 Como à cidade de são Paulo iniciou o período republicano?

2 Quais erem os três grupos sociais bem definidos?

3 Como eram os ambiente das fabricas naquele tempo?

 4 Quais ideias eram difundidas pelos trabalhadores urbanos e rurais ?

 5 Quais erem as reinvindicações dos trabalhadores?

8.2. Leia a seguir a letra de uma música de Chiquinha Gonzaga para responder aos questionamentos em seu caderno.

 

entregar as atividades até31/8

no emal  wildamblei2@yahoo.com.br

 

zap só para brecados 965641905

 

 

 

 

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Geografia/ Prof. Allan Ítalo/ 9º C - Setores da economia e suas características. 06 aulas

Artes- 9º ano E - Prof.ª CRISTIANE

Geografia/ Prof. Allan/ 9ºC- Oceania: Localização e constituição territorial- 4 aula.