Wilson 9 ano c HistóriaA Guerra Fria: confrontos de dois modelos políticos;
Professor: Wilson
Disciplina: História
Série destino 9 C
Identificar e
analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões
geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses. .
Quantia de aulas previstas: 08 Aulas
Tema: A Guerra Fria: confrontos de dois modelos políticos;
A Revolução Chinesa e as tensões entre China e Rússia; A Revolução Cubana e as
tensões entre Estados Unidos da América e Cuba.
Dia
da aula de História no CMSP : 11/0821
Atividades do 9 ano
ATIVIDADE 5 5.1.
Leia o texto e responda:
Racismo no futebol
Eventualmente, observamos na mídia reportagens sobre racismo no futebol. Não só
no Brasil, como em outros países, muitos jogadores são alvos de preconceitos e
ofensas. O futebol, inventado no final do século XIX, na Inglaterra, tornouse
um dos esportes mais populares do mundo ao longo do tempo. As edições do
Campeonato Mundial (Copa do Mundo) levam espectadores à frente dos televisores
para acompanhar suas seleções. Há diversos relatos de como o esporte chegou ao
Brasil, mas possivelmente seu início se deu de duas formas: pelos filhos da
elite nacional que estudavam na Inglaterra, entre eles Charles Miller, que
trouxeram junto às malas uma bola e uma chuteira, e por operários ingleses,
sobretudo os ligados às ferrovias, que ajudaram a divulgar o esporte junto aos
trabalhadores nacionais. Assim, o futebol passou a ser divulgado e assimilado
pela população nacional. Entretanto, a presença dos negros nos gramados, no
início do século, era limitada. Vasco, Bangu e São Cristóvão, no Rio de
Janeiro, foram os primeiros clubes a aceitar a presença de negros em suas
fileiras, bem como São Paulo, Taubaté e Comercial de Ribeirão Preto já tinham
jogadores negros em 1910. Fonte: Elaborado especialmente para este Material.
a) Em 1914, o jogador de futebol Carlos Alberto, do Fluminense Futebol
Clube, cobriu o corpo com pó de arroz para se passar por branco numa partida
contra o América Futebol Clube. Outros ainda alisavam o cabelo, numa tentativa
de esconder suas características físicas. Quais seriam os argumentos da época
para impedir que negros jogassem futebol? Há ainda hoje, no Brasil e no mundo,
racismo no futebol? Dê exemplos.
5.2. Com base nos seus conhecimentos e nas explicações do(a) seu(sua)
professor(a), leia o texto e depois responda ao que se pede no seu caderno: A
Capoeira
A capoeira é
considerada um dos mais importantes símbolos da cultura brasileira. Reconhecida
como bem cultural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional) e como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco
(Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), a capoeira é
uma expressão artística que mistura artes marciais, esporte, dança e música.
Por muito tempo foi considerada ilegal e sua prática poderia render prisão,
segundo o Código Penal de 1890, criado durante o governo do Marechal Deodoro da
Fonseca. Nessa época, eram considerados marginais quem praticasse a capoeira, e
a penalidade poderia ser de dois a seis meses de cadeia. Para manterem a
tradição e a prática da capoeira, os praticantes realizavam as rodas em
barracões das companhias portuárias das cidades do Rio de Janeiro, Salvador e
Santos. Fonte: Elaborado especialmente para este Material.
a) O que é um bem cultural? Qual é a importância do IPHAN e da UNESCO na
promoção e defesa do patrimônio histórico nacional e internacional? E qual é a
importância dessas instituições reconhecerem a capoeira como um bem cultural
brasileiro?
b) Atualmente a capoeira está integrada à sociedade brasileira ou ainda
sofre preconceitos? Você conhece algum grupo de capoeira da sua região? Qual?
c) Pesquise como a capoeira surgiu no estado de São Paulo e siga
as orientações de seu(sua) professor(a) para socializar os resultados de sua
pesquisa.
ATIVIDADE 6 6.1.
Leia o texto e analise o infográfico para responder às questões.
A Greve Geral de 1917
A
cidade de São Paulo, no início do período republicano, possuía três grupos
sociais bem definidos: os cafeicultores e comerciantes de café, que financiavam
o crescimento da indústria; os negros libertos após a Abolição de 1888, que
foram para a cidade em busca de trabalho; e a grande massa de imigrantes
europeus, principalmente espanhóis e italianos.
As
fábricas nesse período eram ambientes insalubres e perigosos onde eram comuns
os acidentes nas máquinas. Os operários recebiam salários muito baixos,
cumpriam longas jornadas de trabalho de 12 a 16 horas diárias e, por último,
mulheres e crianças recebiam salários inferiores que os homens. Essas condições
de trabalho geraram insatisfações, que culminaram em greves e campanhas em
defesa de uma série de reivindicações.
Nesse
sentido, ideias relacionadas ao anarquismo, opondo-se às hierarquias sociais e
à dominação entre as pessoas, se difundiram entre os trabalhadores urbanos e
rurais. Surgiram assim os anarco-sindicatos, que apoiaram os operários na busca
de melhores condições de vida, além de proporem a articulação entre os
trabalhadores do campo e os da cidade. Publicações de manifestos, panfletos,
jornais, manifestações públicas e organização de greves eram as principais
ações desses grupos.
Ficou
famosa a participação anarquista na Greve Geral de 1917, em que os
trabalhadores das fábricas e do comércio organizaram manifestações em diversos
estados brasileiros, reivindicando melhores condições laborais, tais como
jornadas de 8 horas diárias e a proibição do trabalho infantil nas
fábricas. Fonte: Elaborado especialmente para este Material.
Responda
1 Como à cidade de são Paulo iniciou o período republicano?
2 Quais erem os três grupos sociais bem definidos?
3 Como eram os ambiente das fabricas naquele tempo?
4 Quais ideias eram difundidas
pelos trabalhadores urbanos e rurais ?
5 Quais erem as reinvindicações dos trabalhadores?
8.2. Leia a seguir a letra de uma música de Chiquinha Gonzaga para
responder aos questionamentos em seu caderno.
entregar as atividades até31/8
no emal
wildamblei2@yahoo.com.br
zap só para brecados 965641905
Comentários
Enviar um comentário