ELETIVAS –9ºC 3ºBIMESTRE – PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2
- ELETIVAS –9ºC 3ºBIMESTRE – PROFESSORA FABIANE
Data: 26/08/2021
ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br
Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA.
CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11- 968362464.
3º BIMESTRE
Olá estimados alun@s, espero que tod@s estejam bem J
Minhas postagens da disciplina de ELETIVAS DIREITOS E CIDADANIA no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades deverá ser dentro do prazo solicitado e dúvidas será contínua, de segunda a sexta somente no meu e-mail anotado acima J
ATIVIDADES SEMANAIS – (04 aulas). AVALIAÇÃO 2
Entrega até:09/09/2021
Leia abaixo com atenção, respeitando as virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois dessa forma terá melhor compreensão do texto. Dica: leia conversando com o texto e palavras que desconheça, pesquise o significado no dicionário ou google.
PARTICIPAÇÃO JUVENIL/INFANTIL
Em nosso país, crianças e adolescentes são compreendidos como sujeitos de direito, que devem ser protegidas pelo Estado, sociedade e família, com prioridade absoluta.
Um dos documentos mais importantes para a garantia desses direitos é o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que representa grande avanço da legislação brasileira, iniciado com a promulgação da Constituição de 1988. Fruto da luta da sociedade, o ECA garante a todas as crianças e adolescentes o tratamento com atenção, proteção e cuidados especiais para se desenvolverem e se tornarem adultos conscientes e participativos no processo inclusivo.
Entretanto, nem sempre esses direitos são cumpridos e respeitados como deveriam. Por essa razão, é muito importante que vocês, saibam esses direitos e, principalmente, que se posicionem quando estes forem violados.
E, é de suma importância a participação de crianças, adolescentes e jovens na construção de uma sociedade cidadã.
De qual participação estamos falando?
De acordo com o dicionário, o verbo participar tem vários significados: fazer saber, comunicar, anunciar, tomar parte de associar-se pelo sentimento, pelo pensamento; solidarizar-se com.
A participação é um dos principais instrumentos na formação de uma atitude democrática. Quem participa ativamente da vida de uma comunidade, de uma cidade, estado ou país, torna-se sujeito de suas ações, é capaz de fazer críticas, escolher, defender seus direitos e cumprir melhor suas responsabilidades.
Na história do Brasil, são vários os exemplos de participação de adolescentes e jovens: o movimento estudantil; a luta pelas Diretas Já, quando reconquistamos o direito ao voto; os espaços de cultura e lazer - grafiteiros, teatro, hip hop, skatistas, bandas musicais; a mobilização em torno de uma causa ou campanha – grupos ecológicos, acampamentos internacionais da juventude, campanhas via internet, entre muitos outros.
O grêmio estudantil é espaço importante de participação das alunas e dos alunos dentro da escola. Além de organizar atividades culturais e educacionais, o grêmio estimula a participação de crianças e adolescentes em atividades voltadas à promoção integral do sujeito.
Um dos documentos mais importantes existentes para a garantia dos direitos dos adolescentes é o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
Leia abaixo o artigo 4° do Estatuto
Estatuto da Criança e do Adolescente
Artigo 4°- É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
Após a leitura do texto acima, realize a atividade abaixo.
A proposta dessa atividade é uma reflexão, que consta no ECA, sobre a saúde.
Os direitos à saúde de jovens e adolescentes de fato, devem ser respeitados como por exemplo, precisam ter informações sobre como se prevenir de algumas doenças. Não é suficiente apenas ter informações sobre como se prevenir de algumas doenças, se adolescentes e jovens não tomarem uma atitude para se prevenir ou tratar uma doença. Portanto, adolescentes e jovens precisam se cuidar.
1. O que é saúde?
2. Como as meninas e como os meninos cuidam de sua saúde? É igual? Justifique.
3. O que seria possível fazer na escola para chamar a atenção sobre a responsabilidade de cada aluno e aluna para o cuidado com a própria saúde?
4. E para a saúde coletiva, o que seria possível fazer?
5. O Estatuto da Criança e do Adolescente, como foi denominada a Lei Federal n° 8.069, de 13 de julho de 1990, tem 267 artigos que tratam da proteção integral às crianças e aos adolescentes de todo o Brasil. O ECA, como é mais conhecido, foi elaborado para atender às pessoas de zero a 18 anos e, em alguns casos, com idade de 18 a 21 anos, levando em consideração que são cidadãos em desenvolvimento. Leia novamente o Artigo 4° do ECA e responda: Quais aspectos da saúde mostrariam que esse direito está sendo respeitado?
6. “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à SAÚDE.” Quais seriam as responsabilidades das e dos adolescentes em relação à sua saúde?
BONS ESTUDOS ;=D
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