ELETIVAS –9ºC 3ºBIMESTRE – PROFESSORA FABIANE
- ELETIVAS –9ºC 3ºBIMESTRE – PROFESSORA FABIANE
Data: 12/08/2021
ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar
fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br
Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA.
CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11- 968362464.
3º BIMESTRE
Olá estimados alun@s, espero que tod@s estejam bem J
Minhas postagens da disciplina de ELETIVAS DIREITOS E
CIDADANIA no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades deverá ser
dentro do prazo solicitado e dúvidas será contínua, de segunda a
sexta somente no meu e-mail anotado
acima J
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO!
ATIVIDADES SEMANAIS –
(04 aulas). AVALIAÇÃO
1
Entrega até :26/08/2021
Leia abaixo com atenção, respeitando as virgulas, pontos e exclamação e
etc. Pois dessa forma terá melhor compreensão do texto. Dica: leia conversando
com o texto e palavras que desconheça,
pesquise o significado no dicionário ou
google .
Existem várias formas que você e seus familiares podem participar
da comunidade, bairro e cidade, contribuindo significativamente para as
conquistas sociais e melhorias do lugar em que vivem. A participação em
reuniões e a realização de atividades nos levam a contribuir e conhecer as
necessidades do local em que moramos.
Vamos conhecer alguns desses espaços de atuação na comunidade:
Conselhos: Existem
conselhos para diversas temáticas que são de importância para a sociedade, como
de saúde, educação, cultura, meio ambiente, da criança e do adolescente, entre outros.
São espaços em que todos podem ter representação, tanto a Sociedade Civil
quanto o Poder Público.
Associação
de Moradores e/ou de Bairro: As Associações de
Moradores ou de Bairro são formadas por pessoas que moram em um
mesmo local e se reúnem para propor estratégias e acompanhar ações que busquem
melhorias para a comunidade.
Orçamento Participativo (OP): Participar das reuniões do orçamento
participativo é uma forma de democracia participativa que permite aos cidadãos
influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente, dos
municípios, destinados a assuntos locais, dos bairros e regiões, através dos processos
de participação da comunidade.
ATIVIDADE: Agora
responda as questões no seu caderno:
1) Aprendemos
algumas palavras importantes quando o assunto é participação na comunidade. Procure
no caça-palavras abaixo, algumas dessas palavras e escreva no seu caderno?
2) Após
localizar as palavras sobre participação na comunidade, converse com as pessoas
com quem você mora e responda as perguntas a seguir:
a) Seus familiares conhecem alguns desses
espaços de participação na sua comunidade, bairro ou cidade? Se sim, quais?
b) E além desses espaços, seus familiares já
participaram de outras atividades na sua comunidade, bairro ou cidade, como,
por exemplo, a realização de campanhas ou de atividades para melhorar alguma
coisa onde mora? Se sim, quais? Caso não, escreva o porque.
c) Como acha que você e seus familiares poderiam
contribuir para melhorar sua comunidade, bairro ou cidade?
Agora
retomamos a leitura sobre o Tema: Valores Humanos
Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da
consciência humana, tais como: respeito, solidariedade, cooperação,
honestidade, paz, verdade, justiça, ética, generosidade, disciplina, amizade,
responsabilidade, tolerância, integridade, amor, liberdade, não violência,
igualdade, não discriminação, perseverança, simplicidade, paciência, compaixão,
prudência, retidão, humildade, coragem, delicadeza, determinação, discrição,
obediência, compromisso e outros. Estes valores são essenciais para o desenvolvimento
integral do indivíduo e, consequentemente, para uma sociedade mais equilibrada,
saudável, justa e feliz. Desse modo, é importante e necessária a vivência
cotidiana destes valores, pois não se ensina cooperação como um valor sem a
prática da cooperação; não se ensina justiça, sem a reflexão sobre modos
equilibrados de se resolverem conflitos; não se ensina tolerância sem a prática
do diálogo. Assim, quanto mais se exercitar os valores e possibilitar trocas
diversas entre as pessoas, mais amplo poderá ser o exercício da reciprocidade -
pensar e considerar o que pode ter valor para si e para o outro.
SEQUENCIA DA ATIVIDADE
3)
Após leitura
do texto Assista o vídeo abaixo e responda as questões a seguir.
https://www.youtube.com/watch?v=yY-2HAyOH2w
a) Quais outros
valores que você conhece outros valores que não foram citados no vídeo?
b) No dia a
dia, as pessoas têm ou não exercitado estes valores? Justifique sua resposta.
c) Quais
valores vocês têm praticado em casa, na escola e em outros espaços sociais?
d)
E
quais vocês têm deixado de praticar? Por quê?
BONS
ESTUDOS ;=D
Comentários
Enviar um comentário