9º Ano B – Geografia – 1ª Atividade do 3º Bimestre Prof.ª Mª Helena
Aula CMSP
05/08/2021 e reprise 06/08/21
Quantidade
de 8 aulas
Recursos
Acesso à internet, celular, tablet ou notebook
Orientações para devolutivas
- Assistir a aula no Repositório do CMSP ou clique no vídeo disponibilizado.
- Faça leitura do texto antes de responder as questões.
- Os alunos que responderem o formulário não precisam enviar foto, o formulário identifica o aluno automaticamente. O prazo para responderem as questões é até 25/08
- Os alunos que retirarem as atividades na escola, devolver as atividades até dia 25/08/21 no e-mail mhelenafonseca@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp 11- 96927-2920, informar nome e turma, enviar foto legível .
Tema
Tecnologia e trabalho na América e na África – Parte 1
Habilidade: (EF08GE13)
Analisar as características do desenvolvimento científico e tecnológico e
relacionar com as transformações dos tipos de trabalho e influências na
economia dos espaços urbanos e rurais de diferentes países da América e África.
Unidade temática: Mundo do
trabalho.
Objeto do conhecimento: Os
diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção.
Assistir ao vídeo da aula segue link you tube
Clique no link para responder a atividade https://forms.gle/HX75dX4Z8SAUTNZ68
Tema
Tecnologia
e trabalho na América e na África – Parte 1
Como Surgiu a Internet?
A
Internet surgiu nos anos 60, na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos. O Departamento
de Defesa americano pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em
pontos estratégicos. A intenção era descentralizar informações valiosas de
forma que não fossem destruídas por bombardeios se estivessem localizadas em um
único servidor.
Assim, a
ARPA (Advanced Research Projects Agency), uma das subdivisões do Departamento,
criou uma rede conhecida por ARPANET, ligada por um backbone (“espinha dorsal”,
isto é, estruturas de rede capazes de manipular grandes volumes de informações)
que passava por debaixo da terra, o que dificultava sua destruição. O acesso à
ARPANET era restrito a militares e pesquisadores, demorou chegar ao público em
geral, pois temiam o mau uso da tecnologia por civis e países não-aliados.
No
Brasil, a conexão de computadores por uma rede somente era possível para fins
estatais. Em 1991, a comunidade acadêmica brasileira conseguiu, através do
Ministério da Ciência e Tecnologia, acesso a redes de pesquisas internacionais.
Em
maio de 1995, a rede foi aberta para fins comerciais, ficando a cargo da
iniciativa privada a exploração dos serviços. Hoje, para conectar seu
computador, o usuário paga os serviços de um provedor de acesso ou tem conexão
direta.
O fenômeno Internet difere dos outros meios de
comunicação conhecidos até agora, haja vista que a postura do receptor no rádio
e na televisão é meramente passiva, enquanto em relação à Internet o receptor
participa selecionando e emitindo informações.
Era da Informação
Era da Informação corresponde aos processos atuais de transformações tecnológicas que repercutem na dinâmica das sociedades e na produção do espaço geográfico.
Era da Informação é um conceito que diz respeito ao atual momento de evolução das técnicas e dos objetos técnicos que compõem o processo de produção e transformação do espaço geográfico, bem como o modo de viver na sociedade. Por definição, a era da informação – também chamada de era digital ou era tecnológica – corresponde a todas as transformações instrumentais ocorridas após a Terceira Revolução Industrial.
No contexto cotidiano,
é fácil percebermos as características da era da informação, como a aceleração
dos sistemas de comunicação de transporte. Eventos que ocorrem nas mais
diversas partes do mundo são rapidamente repercutidos e transmitidos para nós,
em uma velocidade dita em “tempo real”. Atualmente, também é possível para nós
o rápido deslocamento em distâncias que, anteriormente, levavam muito tempo
para serem percorridas.
Portanto, a era da informação está diretamente relacionada com os
avanços técnicos que permitiram o avanço e a consolidação do processo
de globalização pelo mundo, no
qual as distâncias foram encurtadas e a velocidade das transformações
tecnológicas foi acelerada. O acesso rápido e fácil às diferentes formas de
saberes nunca foi tão amplo, embora se manifeste de maneira desigual nas diferentes
regiões do planeta.
Os processos de transformações estruturais e
tecnológicas no âmbito socioespacial assinalam o conceito apresentado pelo
geógrafo Milton Santos, o de Meio
Técnico-científico-informacional, que corresponde à atual era da
informação. Esse meio é profundamente marcado pela união entre ciência e
técnica, em uma dinâmica que passa a obedecer à lógica dos mercados
capitalistas.
Nesse ínterim, é importante observar as variadas
incorporações tecnológicas introduzidas no âmbito das técnicas e dos objetos
técnicos, tais como a biotecnologia, a microeletrônica, a fibra óptica, a
internet, os sistemas de comunicação via satélite e muitos outros elementos.
Entre as consequências, vale o destaque para a expansão das redes digitais, a
proliferação das empresas multinacionais, a formação dos acordos
internacionais, entre inúmeros outros eventos sócio-históricos.
A era da informação é, dessa forma, uma
instrumentalização que permite o avanço da modernidade e introduz aquilo que
muitos autores denominam como “era pós-industrial”. Isso introduz efeitos que
são sentidos nas mais diversas escalas, desde a dinâmica econômica mundial até
as relações cotidianas de trabalho, lazer e vivência no âmbito do espaço
geográfico.
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