9º Ano B – Geografia – 1ª Atividade do 3º Bimestre Prof.ª Mª Helena

 



Aula CMSP 05/08/2021 e reprise 06/08/21

Quantidade de 8 aulas

Recursos Acesso à internet, celular, tablet ou notebook

Orientações para devolutivas

  • Assistir a aula no Repositório do  CMSP ou clique no vídeo disponibilizado.
  • Faça leitura do texto antes de responder as questões.
  • Os alunos que responderem o formulário não precisam enviar foto, o formulário identifica o aluno automaticamente. O prazo para responderem as questões é até 25/08
  • Os alunos que retirarem as atividades na escola, devolver as atividades até dia 25/08/21 no e-mail mhelenafonseca@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp 11- 96927-2920, informar nome e turma,  enviar foto legível . 

Tema

Tecnologia e trabalho na América e na África – Parte 1

Habilidade: (EF08GE13) Analisar as características do desenvolvimento científico e tecnológico e relacionar com as transformações dos tipos de trabalho e influências na economia dos espaços urbanos e rurais de diferentes países da América e África.

Unidade temática: Mundo do trabalho.

Objeto do conhecimento: Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção.

Assistir ao vídeo da aula segue link you tube 


Clique no link para responder a atividade  https://forms.gle/HX75dX4Z8SAUTNZ68

 

Tema

Tecnologia e trabalho na América e na África – Parte 1

Como Surgiu a Internet?

A Internet surgiu nos anos 60, na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos. O Departamento de Defesa americano pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos. A intenção era descentralizar informações valiosas de forma que não fossem destruídas por bombardeios se estivessem localizadas em um único servidor.

Assim, a ARPA (Advanced Research Projects Agency), uma das subdivisões do Departamento, criou uma rede conhecida por ARPANET, ligada por um backbone (“espinha dorsal”, isto é, estruturas de rede capazes de manipular grandes volumes de informações) que passava por debaixo da terra, o que dificultava sua destruição. O acesso à ARPANET era restrito a militares e pesquisadores, demorou chegar ao público em geral, pois temiam o mau uso da tecnologia por civis e países não-aliados.

No Brasil, a conexão de computadores por uma rede somente era possível para fins estatais. Em 1991, a comunidade acadêmica brasileira conseguiu, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, acesso a redes de pesquisas internacionais.

Em maio de 1995, a rede foi aberta para fins comerciais, ficando a cargo da iniciativa privada a exploração dos serviços. Hoje, para conectar seu computador, o usuário paga os serviços de um provedor de acesso ou tem conexão direta.

O fenômeno Internet difere dos outros meios de comunicação conhecidos até agora, haja vista que a postura do receptor no rádio e na televisão é meramente passiva, enquanto em relação à Internet o receptor participa selecionando e emitindo informações.

Era da Informação

Era da Informação corresponde aos processos atuais de transformações tecnológicas que repercutem na dinâmica das sociedades e na produção do espaço geográfico.

Era da Informação é um conceito que diz respeito ao atual momento de evolução das técnicas e dos objetos técnicos que compõem o processo de produção e transformação do espaço geográfico, bem como o modo de viver na sociedade. Por definição, a era da informação – também chamada de era digital ou era tecnológica – corresponde a todas as transformações instrumentais ocorridas após a Terceira Revolução Industrial.

No contexto cotidiano, é fácil percebermos as características da era da informação, como a aceleração dos sistemas de comunicação de transporte. Eventos que ocorrem nas mais diversas partes do mundo são rapidamente repercutidos e transmitidos para nós, em uma velocidade dita em “tempo real”. Atualmente, também é possível para nós o rápido deslocamento em distâncias que, anteriormente, levavam muito tempo para serem percorridas.

Portanto, a era da informação está diretamente relacionada com os avanços técnicos que permitiram o avanço e a consolidação do processo de globalização pelo mundo, no qual as distâncias foram encurtadas e a velocidade das transformações tecnológicas foi acelerada. O acesso rápido e fácil às diferentes formas de saberes nunca foi tão amplo, embora se manifeste de maneira desigual nas diferentes regiões do planeta.

Os processos de transformações estruturais e tecnológicas no âmbito socioespacial assinalam o conceito apresentado pelo geógrafo Milton Santos, o de Meio Técnico-científico-informacional, que corresponde à atual era da informação. Esse meio é profundamente marcado pela união entre ciência e técnica, em uma dinâmica que passa a obedecer à lógica dos mercados capitalistas.

Nesse ínterim, é importante observar as variadas incorporações tecnológicas introduzidas no âmbito das técnicas e dos objetos técnicos, tais como a biotecnologia, a microeletrônica, a fibra óptica, a internet, os sistemas de comunicação via satélite e muitos outros elementos. Entre as consequências, vale o destaque para a expansão das redes digitais, a proliferação das empresas multinacionais, a formação dos acordos internacionais, entre inúmeros outros eventos sócio-históricos.

A era da informação é, dessa forma, uma instrumentalização que permite o avanço da modernidade e introduz aquilo que muitos autores denominam como “era pós-industrial”. Isso introduz efeitos que são sentidos nas mais diversas escalas, desde a dinâmica econômica mundial até as relações cotidianas de trabalho, lazer e vivência no âmbito do espaço geográfico.

 


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