PRPROF WILSON HISTÓRIA 9 ANO C ATIVIDADES DE APROFUNDAMENTO
4ATIVIDADE
3 BIMESTRE
9
ANO C
PROF: WILSON
DISCIPLINA: HISTÓRIA 8 AULAS
HABILIDADE.
Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e
discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
DIA DA AULA CMSP:14/06
A Revolução Francesa
A Revolução Francesa foi um
período decisivo na formação do Ocidente moderno. Ela implementou o pensamento
dos filósofos, destruiu a sociedade hierárquica e corporativa do Antigo Regime,
promoveu os interesses da burguesia e acelerou o crescimento do Estado moderno.
Assim, a Revolução Francesa enfraqueceu a aristocracia. Eliminados seus
direitos e privilégios feudais, os nobres tornaram- se simplesmente cidadãos
comuns.
De acordo com :
PERRY, Marvin. Civilização
ocidental: uma história concisa. 3. ed. Tradução: Waltensir
Dutra; Silvana Vieira. São Paulo: Martins Fontes, 2002. p. 348.
DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino
fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César
Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018. Disponível PNLD
2020.
[…] Transformou o Estado
dinástico do Antigo Regime no Estado moderno: nacional, liberal, secular e
racional. Quando a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão afirmou que “a
fonte de toda soberania reside essencialmente em uma nação”, o conceito de
Estado assumiu um significado novo. O Estado já não era apenas um território ou
federação de províncias; não era apenas a posse privada de reis que se diriam
delegados de Deus na Terra. De acordo com a nova concepção, o Estado pertencia
ao povo como um todo, e o indivíduo, antes súdito, era agora cidadão com
direitos e deveres, governado por leis que não estabeleciam distinções baseadas
na ascendência. […]
A França Pré-Revolucionária
Na França do final do século
XVIII, assim como em outras nações da Europa, o Antigo Regime apresentava
sinais de desgaste. Nessa época, o poder estava centralizado nas mãos do rei,
que controlava a política e a economia do Estado.
A sociedade francesa, como vimos
anteriormente, era dividida em três grupos: o primeiro estado, composto pelo
clero; o segundo estado, formado pela nobreza; e o terceiro estado, formado por
burgueses, artesãos e trabalhadores rurais e urbanos, englobando a maior parte
da população.
Os membros do clero e da nobreza
tinham uma série de privilégios, como não pagar impostos, receber pensões do
rei e viver com muito luxo. Já os membros do terceiro estado não tinham
privilégios e eram obrigados a pagar pesados impostos e taxas ao rei, à nobreza
e à Igreja.
Nesse período, a França estava
endividada. Os gastos públicos para manter o luxo da Corte, além da
participação da França na Guerra dos Sete Anos e nas guerras de independência
dos Estados Unidos, provocaram um déficit econômico que atingiu toda a
sociedade francesa. Essa crise gerou grande insatisfação na população pobre,
que sentia mais fortemente os efeitos da crise. Entre os anos de 1785 e 1789,
por exemplo, o custo de vida dos trabalhadores urbanos aumentou em 62%.
Pensadores iluministas
contestam o Antigo Regime e propõem soluções!
LIBERALISMO POLÍTICO:
LIBERALISMO ECONÔMICO
Quais soluções apresentadas?
Na tentativa de
controlar a crise econômica e a violenta inflação dela decorrente, os ministros
das finanças de Luís XVI (1777-1792) decidiram retirar os privilégios fiscais
da aristocracia. Passariam a cobrar impostos aos nobres, já que o Terceiro
Estado, atingido diretamente pela crise econômica, não poderia suportar um novo
aumento da tributação. Essas propostas de taxação nacional e equitativa,
entretanto, encontraram ENCARNIÇADA* resistência
do Primeiro e do Segundo Estados, levando a constantes trocas de ministros da
área econômica.
Em 1788, volta ao
cargo de ministro das finanças, o banqueiro Jacques Necker que recomenda a
convocação da Assembleia
dos Estados Gerais – uma reunião com representantes das
três ordens sociais – e volta a sugerir a cobrança de impostos por parte
do Primeiro e Segundo Estados, é demitido, mas o rei Luís XVI acata à primeira recomendação,
convocando a Assembleia
dos Estados Gerais, para discutir o aumento dos tributos.
Durante as primeiras reuniões dos
Estados Gerais, a principal reivindicação dos representantes do terceiro estado
era a mudança na forma de votação. Até então, cada um dos grupos tinha direito
a um voto. Como o primeiro e o segundo estados geralmente votavam em conjunto,
dificilmente o terceiro estado ganhava alguma votação. Os membros do terceiro
estado queriam que os votos fossem distribuídos individualmente entre os
deputados, pois dessa forma a votação seria mais justa e o terceiro estado
teria chances de ganhar algumas votações, exercendo maior influência política.
O impasse na questão do voto por
indivíduo ou por estado durou mais de um mês, até que, em 17 de junho, o
terceiro estado, com a adesão de membros liberais da nobreza e do clero,
declarou-se em Assembleia Nacional, com o objetivo de elaborar uma Constituição
para a França.
Terceiro Estado separa-se e autoproclama-se em Assembleia Nacional Constituinte.
Criação da Guarda Nacional
(milícia burguesa) para resistir ao rei.
14/07/1789: QUEDA DA BASTILHA (início oficial da
Revolução Francesa)
Encarniçada: sanguinária, assanhada, desesperada, enfurecida.
DIAS, Adriana Machado Vontade de
saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado
Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto
Editorial, 2018.
No contexto da Revolução, foi apresentada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
A Declaração dos Direitos do
Homem e do Cidadão foi anunciada ao público em 26 de agosto de 1789, na França.
“Ela está intimamente relacionada com a Revolução Francesa. Leia a Declaração
abaixo:
Declaração dos Direitos do
Homem e do Cidadão admitidos pela Convenção Nacional em 1793 e afixada no lugar
das suas reuniões.
PREÂMBULO
O Povo Francês, convencido de que o
esquecimento e o desprezo dos direitos naturais do Homem são as únicas causas
das infelicidades do mundo, resolveu expor numa declaração solene estes
direitos sagrados e inalienáveis, a fim de que todos os cidadãos, podendo
comparar sem cessar os atos do Governo com o fim de toda instituição social,
não se deixem jamais oprimir e aviltar pela tirania; para que o Povo tenha
sempre distante dos olhos as bases da sua liberdade e de sua felicidade(…).
I O fim da sociedade é a felicidade comum. O governo é
instituído para garantir ao homem o gozo destes direitos naturais e
imprescritíveis.
II Estes direitos são a igualdade, a liberdade, a segurança e a
propriedade.
III Todos os homens são iguais por natureza e diante da lei. (…)
VI A liberdade é o poder que pertence ao Homem de fazer tudo
quanto não prejudica os direitos do próximo: ela tem por princípio a natureza;
por regra a justiça; por salvaguarda a lei; seu limite moral está nesta máxima:
– ” Não faça aos outros o que não quiseras que te fizessem”. (…)
XVIII Todo homem pode empenhar seus serviços, seu tempo; mas não
pode vender-se nem ser vendido. Sua pessoa não é propriedade alheia. A lei não
reconhece domesticidade; só pode existir um penhor de cuidados e de
reconhecimento entre o homem que trabalha e aquele que o emprega. (…)
XXXIII A resistência à opressão é a consequência dos outros
direitos do homem. XXXIV Há opressão contra o corpo social, mesmo quando um só
dos seus membros é oprimido. Há opressão contra cada membro, quando o corpo
social é oprimido.
XXXV Quando o governo viola os direitos do Povo, a revolta é para
o Povo e para cada agrupamento do Povo o mais sagrado dos direitos e o mais
indispensável dos deveres.
Agora você deve ponderar as
perguntas a seguir, copiá-las em seu caderno e respondê-las.
1 – Segundo o Preâmbulo da Declaração dos Direitos do Homem e do
Cidadão, quem a escreveu?
2 – Por que era importante declarar o fim de toda instituição
social?
3 – Qual era o fim (objetivo) da sociedade?
4 – Quais os direitos naturais imprescindíveis?
5 – Explique o que é: igualdade – liberdade – escravidão – opressão –
as revoltas.
6 PESQUISE
LIBERALISMO POLÍTICO:
LIBERALISMO ECONÔMICO
entregar ate 30/06/21no email wildamblei2@yahoo.com.br
zap só para tirar dúvidas
946344772
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