PROF WILSON HISTORIA 9 ANO C

 

Professor: Wilson

Disciplina: HISTÓRIA

Série destino: 9 ANO.C

Quantia de aulas previstas: 8

 

 

 

 

ATIVIDADES  DE HISTÓRIA

9 ANO C

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

 

EXCLUSÃO E INCLUSÃO INDÍGENA, AFRODESCENDENTE E

DA MULHER NO INÍCIO DA REPÚBLICA

 

O 20 de novembro e o negro no Brasil de hoje

Kabengele Munanga é professor brasileiro-congolês e doutor em Antropologia pela USP

“De todos os africanos transportados para as Américas através do tráfico atlântico entre os séculos XVI e XIX, cerca de 40% deles tiveram o Brasil como país de destinação. De acordo com os resultados do último censo populacional realizado pelo IBGE em 2010, a população negra, isto é, preta e parda, constitui hoje cerca de 51% da população total, ou seja, 100 milhões de brasileiros e brasileiras em termos absolutos. O que faz do Brasil o maior país de população negra das Américas, e mesmo em relação à África dita Negra, o Brasil só perde da Nigéria, que é o país mais populoso da África Subsaariana.

          Mas qual é o lugar que essa população negra ocupa no Brasil de hoje depois de 130 anos da abolição da escravatura? Responderia que este lugar entrou no processo afirmativo de sua construção somente a partir dos últimos vinte anos no máximo. Se depois da assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, o Brasil oficial tivesse desde já iniciado o processo de inclusão dos ex-escravizados   africanos e seus descendentes no mundo livre e no mercado de trabalho capitalista nascente, a situação do negro no Brasil de 2018 seria certamente diferente em termos de inclusão social. Nada foi feito, pois o negro liberto foi abandonado à sua própria sorte e as desigualdades herdadas da escravidão se aprofundaram diante de um racismo sui generis encoberto pela ideologia de democracia racial. Trata-se de um quadro de desigualdades raciais acumuladas nos últimos mais de trezentos anos que nenhuma política seria capaz de aniquilar em apenas duas ou três décadas de experiência de políticas afirmativas. Por isso, a invisibilidade do negro, ou melhor, sua sub-representação em diversos setores da vida nacional que exigem comando e responsabilidade vinculados a uma formação superior, ou universitária e técnica, de boa qualidade é ainda patente (...)”.3

 

 

         

 

 

ATIVIDADES

a) De acordo com o texto, ainda existem reflexos do período da escravidão atualmente? É possível verificar permanências em relação à situação do negro recém-liberto em 1888 e na sociedade brasileira da atualidade? Cite exemplos do racismo estrutural em nossa sociedade.

 

b) Há quem hoje negue a existência de racismo no Brasil. A crença de que vivemos no país uma democracia plena, que se estende à todas as pessoas independentemente de sua origem étnica, é chamada de “democracia racial”. Quais são as condições socioeconômicas do negro na sociedade brasileira contemporânea? É possível afirmar a existência da democracia racial?

 

 

 

 

             Na virada do século XIX para o XX, uma série de teorias racistas

(Darwinismo Social, Eugenia) circulavam entre alguns meios intelectuais afirmando que, entre os seres humanos, havia “raças superiores” e “inferiores”, defendendo que sua condição social e econômica estava atrelada a características naturais.

       Alguns teóricos acreditavam que a responsabilidade do homem branco seria levar o modelo de civilização europeia para as outras partes do mundo. Esse movimento desconsiderava e procurava suprimir aspectos culturais de sociedades consideradas “inferiores”.

 

 

ATIVIDADES

A –QUAL É A MENSAGEM QUE O AUTOR DESEJATRANSMITIR?

B-Sobre o tema do texto acima, faça uma pesquisa e escreva no seu caderno os conceitos de eugenia, darwinismo social, “branqueamento” e racismo.

C- seguinte questão: há permanências em relação as teorias racistas na sociedade contemporânea brasileira? Explique.

 

 

Entregar até 23/06/21no email wildamblei2@yahoo.com.br

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