Prof Neide - Projeto de vida - 9° ano D - data: 23/06 a 02/07 - 4 aulas - 2°bimestre - Recuperação e Aprofundamento

Nome: _________________n°_____ série_____
Prof Neide           Projeto de vida
Data: 23/06 a 02/07        4 aulas
2° bimestre

Recuperação e Aprofundamento
Habilidades: desenvolver a assertividade, a empatia, a confiança, o foco, a determinação, a organização, a responsabilidade, a iniciativa social, a curiosidade para aprender, a imaginação criativa, o autoconhecimento, o entusiasmo e a persistência

Atividade 1: Desenvolvimento socioemocional 
As competências socioemocionais são as nossas capacidades individuais que se manifestam por meio de nossos pensamentos, sentimentos, comportamentos, atitudes e valores para que possamos viver e conviver melhor.
As competências socioemocionais estão agrupadas em cinco grupos:
1- Autogestão: determinação, organização, responsabilidade, persistência e foco.
2- Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade e entusiasmo.
3- Amabilidade: empatia, respeito e confiança.
4- Resiliência emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança e tolerância a frustração.
5- Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico.
A autoavaliação é um verdadeiro exercício de olhar para si mesmo(a) e buscar exemplos de como você age no seu dia a dia.

Questões
1- Foco: é uma habilidade que nos ajuda a prestar atenção e a nos concentrar na tarefa ou atividade programada para agora, e que precisamos terminar e ignorar todas as outras distrações. De uma forma geral, como você autoavalia seu foco?
A) Acho difícil prestar atenção e focar nas coisas que faço. Me distraio com muitas outras coisas.
B) Consigo me concentrar por algum tempo nas coisas que faço, mas depois me distraio. Acho difícil manter o foco
C) Consigo evitar distrações e manter o foco nas coisas que faço. Não me distraio facilmente.
D) Consigo prestar muita atenção e ignorar as distrações. Eu me mantenho focado nas coisas importantes, mesmo se forem difíceis. Nada me distrai depois de ter começado.

2- Responsabilidade: é uma habilidade importante porque nos ajuda a cumprir nossas obrigações e compromissos, mesmo que isso não nos agrade tanto. Sem responsabilidade, podemos perder a confiança dos outros porque falhamos em manter nossas promessas ou obrigações. De uma forma geral, como você autoavalia sua responsabilidade?
A) Acho difícil cumprir minhas obrigações e deveres. Eu me esqueço ou me distraio com outras coisas mais interessantes.
B) Tento cumprir minhas obrigações e deveres, mas algumas vezes acabo gastando tempo com as coisas que me divertem mais. Então não sou tão responsável quanto gostaria de ser.
C) Trabalho duro para cumprir minhas obrigações e deveres e na maioria das vezes, consigo. Geralmente eu cumpro o que prometi.
D) Cumprir minhas obrigações e deveres vem antes de qualquer outra coisa. Quando prometo algo ou assumo um compromisso, faço questão de cumprir com o combinado.

3- Entusiasmo: é uma habilidade importante porque nos ajuda a participar plenamente das atividades com energia e otimismo! De uma forma geral, como você autoavalia seu entusiasmo?
A) Acho difícil ficar animado(a) ou entusiasmado(a) com minhas atividades. Geralmente sou sossegado e espero as coisas acontecerem.
B) Posso demonstrar um pouco de entusiasmo e me animar a fazer as coisas, mas depois de algum tempo, perco minha atitude positiva inicial. Eu esgoto minha energia rapidamente.
C) Faço as coisas com energia e entusiasmo. Na maioria do tempo, demostro atitude positiva e me dedico às minhas atividades diárias.
D) Mesmo em uma situação/dia difícil, consigo ficar animado(a) e me entusiasmar com as atividades. Compartilho minha atitude positiva e motivo os outros com minha energia.

4- Empatia: Quando temos empatia, podemos entender as necessidades e sentimentos de outras pessoas e dar apoio de acordo com o que elas precisam. De uma forma geral, como você autoavalia sua empatia?
A) Acho difícil entender as necessidades e sentimentos dos outros. Tenho dificuldade em perceber quando alguém está chateado (a).
B) Tento ajudar quando alguém está chateado (a), mas não sei muito bem o que fazer ou como reagir nessas situações.
C) Quando alguém está chateado (a), eu me coloco no lugar da pessoa para ver como posso ajudá-la. Tento checar para confirmar se entendi bem seus sentimentos e necessidades.
D) Consigo entender bem os sentimentos e necessidades dos outros. Ouço atentamente e os ajudo a descobrir o que estão sentindo ou pensando.

5- Organização: é uma habilidade importante porque nos ajuda em nossas atividades diárias, a fazer um plano e segui-lo para atingir nossos objetivos. De uma forma geral, como você autoavalia sua organização?
A) Acho muito difícil me organizar e planejar o que tenho que fazer. Algumas vezes, esqueço coisas. Preciso da ajuda dos outros para arrumá-las.
B) Algumas vezes, tenho dificuldade de organizar o que tenho que fazer. Começo a me organizar, mas rapidamente fica tudo bagunçado novamente.
C) Consigo organizar e planejar o que tenho que fazer. Em geral, consigo manter minhas coisas em ordem em casa e na escola.
D) Sou bom em planejar e organizar o que tenho que fazer. Dedico tempo para ter certeza de que minhas coisas estão em ordem em casa e na escola. Faço coisas com cuidado, prestando atenção aos detalhes.

6- Persistência: é uma habilidade importante porque nos ajuda a superar obstáculos e a continuar trabalhando em uma atividade ou objetivo que precisamos concluir. De um forma geral, como você autoavalia sua persistência?
A) Depois de começar uma atividade ou projeto necessário, tenho dificuldade em continuar. Algumas vezes, desisto e não termino.
B) Depois de começar uma atividade ou projeto, contínuo trabalhando por um tempo. Mas quando as coisas ficam difíceis e cansativas, eu desisto e paro de trabalhar.
C) Quando trabalho em uma atividade ou projeto e este fica difícil, contínuo trabalhando. Tento superar as dificuldades mesmo quando as coisas não dão certo o tempo todo.
D) Quando trabalho em uma atividade ou projeto, faço tudo o que for necessário para terminar. Mesmo quando é realmente difícil, tento muitas vezes. Sou muito persistente.

7- Assertividade: é uma habilidade importante porque nos ajuda a expressar nossas opiniões, necessidades e sentimentos para os outros, para que possam ouvir e respeitá-las. De uma forma geral, como você autoavalia sua assertividade?
A) Mesmo quando me pedem, raramente digo o que penso. Acho difícil expressar minhas opiniões e sentimentos, e fazer com que os outros me ouçam.
B) Quando me pedem para expressar minhas opiniões e sentimentos, tento compartilhá-los. Mas não sou tão bom (boa) nisso e geralmente não participo quando o grupo está tomando uma decisão.
C) Quando me pedem para expressar minhas opiniões e sentimentos, falo o que penso. Se os outros discordam de mim, tendo a ficar quieto (a) e a desistir.
D) Eu me sinto confortável ao expressar minhas opiniões e sentimentos quando é importante ou necessário. Quando necessário, assumo a liderança e ajudo o grupo. Se os outros discordam de mim, mas estão errados, tento convencê-los.

8- Determinação: é uma habilidade importante porque nos ajuda a nos forçar a trabalhar com objetivos difíceis e fazer um excelente trabalho! De uma forma geral, como você autoavalia sua determinação?
A) Tenho dificuldade para me motivar e estabelecer objetivos e metas. Faço o mínimo que preciso, só o suficiente para não ter problemas.
B) Consigo apenas estabelecer objetivos e metas que não demandam esforço e me contento com o que quer que aconteça. Sei que poderia fazer mais ou melhor se realmente me esforçasse.
C) Estabeleço objetivos e metas difíceis que demandem esforço para cumprir. Dedico tempo e esforço necessários.
D) Sei como estabelecer objetivos e metas que realmente me desafiem. Eu me esforço até o limite. Sempre tento dar o melhor de mim.



Atividade 2: Autoconhecimento
Autoconhecimento: conhecimento de si próprio, levando em consideração tanto as qualidades quanto as imperfeições. Devemos levar em conta aquilo que nos torna nós mesmos: minhas características, meus valores, minhas dificuldades, minhas habilidades e meus limites.
É importante a gente se conhecer. Para isso, é necessário pensarmos sobre nós mesmos: quem somos, o que gostamos de fazer, o que nos motiva e o que queremos para o futuro.

Questões
1- Quais as cinco caracteristicas que melhor definem quem eu sou?
2- Quais são as três caracteristicas que mais gosto em mim?
3- Quando eu acho que as coisas que faço vão dar certo? Por quê?
4- Quais são as três atividades que eu mais gosto de fazer?
5- Quais são as três atividades nas quais eu sei que preciso melhorar, especialmente porque são importantes para eu atingir os meus sonhos?
6- No Ensino Médio, eu quero_____________
7- Se eu fosse______________, eu poderia ____________________
8- Como é minha participação hoje nas atividades na escola?
9- Como gostaria que a minha participação fosse daqui um ano nas atividades da escola?
10- Como você se enxerga? O que mais gosta em você? O que ainda quer melhorar? O que espera do futuro?
11- Quais foram os pontos nos quais você mais mudou, desde o sexto ano?
12- O que você aprendeu sobre você mesmo(a), ou quais características você reconhece em si mesmo que antes não prestava  muita atenção?



Atividade 3: Retrovisor, Árvore genealógica e Ensino Médio

A) No quadro a seguir, avalie, de 1 a 5, as 
questões indicadas:
1- odeio/péssimo/muito pouco
2- tolero/ruim/pouco
3- tanto faz/médio/razoável
4- gosto/bom/muito
5- amo/ótimo/demais


OBS: Preencher cada disciplina com o número indicado acima e depois somar os pontos. O resultado está no rodapé do quadro.
Objetivo: refletir sobre nossa relação com os componentes curriculares e com a aprendizagem.


B) Construir uma árvore genealógica e responder as questões:
Modelo
Dados: Uma árvore genealógica é um histórico de certa parte dos antepassados de um indivíduo ou família.

Questões:


C) O Novo Ensino Médio: assistir o vídeo para responder as questões.
https://youtu.be/FVEnrmCGzf8

Questões
1- O Novo Ensino Médio que está sendo implantado em 2021, terá quantas horas de itinerários formativos, além da formação básica?
2- Relacione aluno da Educação Especial com o Novo Ensino Médio.
3- O que são itinerários formativos?
4- Como os itinerários formativos serão implementados nas escolas estaduais? 



Orientações
- copiar somente as questões das atividades 1, 2 e 3 no caderno, responder e enviar foto para o e-mail neidebarbosa782@yahoo.com
- usar somente caneta azul e/ou preta e lápis
- enviar atividade com a letra legível e com a imagem nítida
- não esquecer de colocar nome, número, série e título nas atividades
- data de entrega até 02/07
- nota de 0 a 3 pontos
- dúvidas pelo WhatsApp 964335257 de segunda a sexta-feira das 7h as 18h30.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Geografia/ Prof. Allan Ítalo/ 9º C - Setores da economia e suas características. 06 aulas

Geografia/ Prof. Allan/ 9ºC- Oceania: Localização e constituição territorial- 4 aula.

Artes- 9º ano E - Prof.ª CRISTIANE