Nome________________ n°_____ série_______
Prof Neide Ciências 6 aulas
Data: 24/06 a 02/07
2° bimestre
Recuperação e Aprofundamento
Habilidades:
- Identificar e classificar as radiações eletromagnéticas de acordo com suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em aparelhos, tais como controle remoto, telefone celular, smartphones, raio X, forno de microondas e fotocélulas.
- Perceber que os olhos captam a luz, formando imagens coloridas, reconhecendo o fenômeno da reflexão e da refração e a teoria das cores
- Observar e discutir hipóteses a partir de experimentos simples sobre luz.
Atividade 1: Ondas eletromagnéticas
Questões
1- Quais são os tipos de ondas eletromagnéticas?
2- O som é uma onda eletromagnética? Explique.
3- Quais são as três principais características de uma onda eletromagnética?
4- Quais são as ondas eletromagnéticas de alta frequência?
5- Classifique os objetivos abaixo com o tipo de onda eletromagnética:
A) televisão:
B) celular:
C) roteadores de internet:
D) controle remoto:
E) forno de microondas:
F) Sol:
G) radioterapia:
H) termômetro digital de testa:
6- Faça uma pesquisa sobre o seguinte tema: As radiações na medicina
- Link para pesquisa: https://blog.radcare.com.br/entenda-como-funciona-o-uso-da-radiacao-na-medicina/
Atividade 2:
Imagem na retina
Questões
1-
2-
3-
4-
5-
Atividade 3: Um pouco de luz
O
arco-
íris é um fenômeno meteorológico e óptico que ocorre quando a luz solar incide sobre as gotículas de água da chuva. Este é formado pela refração e reflexão da luz solar dentro de gotas-d'água suspensas na atmosfera. Como o índice de refração depende da cor, a luz solar sofre dispersão, separando as cores.
Newton descobriu que a luz branca é proveniente da soma das sete cores do arco-íris. Isaac Newton foi quem descobriu o espectro visível. Utilizando-se de um prisma triangular, atravessou sobre ele um feixe de luz branca, tendo como resultado todas estas sete cores.
Cada luz tem uma cor, essa cor bate nos objetos e é refletida para os nossos olhos permitindo com que nós possamos ver. Exemplo: uma blusa vermelha absorve todas as cores com exceção do vermelho, a cor que é refletida, fazendo com que vejamos a blusa com a cor vermelha.
Questões
1- (UFPB) As folhas de uma árvore, quando iluminadas pela luz do Sol, mostram-se verdes porque:
a) refletem difusamente a luz verde do espectro solar;
b) absorvem somente a luz verde do espectro solar;
c) refletem difusamente todas as cores do espectro solar, exceto o verde;
d) difratam unicamente a luz verde do espectro solar;
e) a visão humana é mais sensível a essa cor.
2- Julgue as proposições a seguir:
I – As cores dos objetos são determinadas pela frequência da luz;
II – Quando um objeto é iluminado pela luz branca, parte dessa luz é absorvida e outra parte é refletida;
III – Um objeto que apresenta cor preta absorve toda a luz que recebe;
IV – Um material de cor branca não reflete nenhuma frequência de luz.
A sequência que apresenta a resposta correta é:
a) V, V, F, F
b) F, F, V, V
c) V, F, V, F
d) F, V, F, V
e) V, V, V, F
3- (PUC) Um pedaço de tecido vermelho, quando observado numa sala iluminada com luz azul, parece:
a) preto
b) branco
c) vermelho
d) azul
e) amarelo
Orientações
- fazer a leitura dos textos para responder as questões
- copiar somente as questões no caderno, responder e enviar foto para o e-mail neidebarbosa782@yahoo.com
- usar somente caneta azul e/ou preta ou lápis
- enviar atividade com letra legível e com a imagem nítida
- não esquecer de colocar nome, número, série e título nas atividades.
- data de entrega até 02/07
- nota de 0 a 3 pontos
- dúvidas pelo WhatsApp 964335257 de segunda a sexta-feira das 7h as 18h30
Comentários
Enviar um comentário