4ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA/PROFª TAMIRIS/ 9ºE
Nome da Professora: Tamiris Silva
Disciplina: Língua Portuguesa
Série Destino: 9ºE
Quantidade de aulas previstas: 06
Habilidades trabalhadas: (EF69LP05B) Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.
Dia da aula no CMSP: 22/06
Recursos de materiais; caderno, caneta e lápis
Data de entrega: 02/07
Avaliação: Pela devolutiva do aluno, de forma clara e objetiva
Meio eletrônico de entrega: professoratamiris8@gmail.com
Horário
de atendimento em caso de dúvida: 13h as 18h (9 89767235)
Tema: O
que quero dizer.
Exercícios
1-No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal. A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia:
a) dificuldade de conexão entre as pessoas
b) aceleração da vida na contemporaneidade
c) desconhecimento das possibilidades de diálogo
d) desencontro
de pensamentos sobre um assunto
2 Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que:
a) A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha.
b) O uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha.
c) O uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o entendimento da tirinha.
d) A sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens não influencia na compreensão da tirinha.
3-Nos
gráficos, os elementos visuais e os elementos textuais são fundamentais para o
entendimento total da mensagem transmitida. No gráfico em questão, a linguagem
verbal e a linguagem não verbal têm como intenção mostrar ao leitor que:
a) O número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos diminuiu em um período de cinco anos.
b) O número de pessoas acima de 60 anos que estão inseridas no mercado de trabalho é proporcionalmente inverso à quantidade de pessoas que se casam nessa faixa etária.
c) Apresenta dados para o leitor que comprovam o aumento no número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos, assim como o aumento da inserção de pessoas acima de 60 anos no mercado de trabalho.
d) Apresenta a preocupação com a diminuição no número de casamentos entre pessoas de várias faixas etárias da população brasileira, assim como a dificuldade dessas pessoas para conseguir emprego no mercado de trabalho.
Comentários
Enviar um comentário