4ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA/PROFª TAMIRIS/ 9ºE

 

Nome da Professora: Tamiris Silva

Disciplina: Língua Portuguesa

Série Destino: 9ºE

Quantidade de aulas previstas: 06

Habilidades trabalhadas: (EF69LP05B) Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.

Dia da aula no CMSP: 22/06

Recursos de materiais; caderno, caneta e lápis

Data de entrega: 02/07

Avaliação: Pela devolutiva do aluno, de forma clara e objetiva

Meio eletrônico de entrega: professoratamiris8@gmail.com

Horário de atendimento em caso de dúvida: 13h as 18h (9 89767235)



Tema: O que quero dizer.

 

Exercícios




1-No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal. A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia:

a) dificuldade de conexão entre as pessoas

b) aceleração da vida na contemporaneidade

c) desconhecimento das possibilidades de diálogo

d) desencontro de pensamentos sobre um assunto



Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que:

a) A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha.

b) O uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha.

c) O uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o entendimento da tirinha.

d) A sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens não influencia na compreensão da tirinha.





3-Nos gráficos, os elementos visuais e os elementos textuais são fundamentais para o entendimento total da mensagem transmitida. No gráfico em questão, a linguagem verbal e a linguagem não verbal têm como intenção mostrar ao leitor que:

 

a) O número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos diminuiu em um período de cinco anos.

b) O número de pessoas acima de 60 anos que estão inseridas no mercado de trabalho é proporcionalmente inverso à quantidade de pessoas que se casam nessa faixa etária.

c) Apresenta dados para o leitor que comprovam o aumento no número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos, assim como o aumento da inserção de pessoas acima de 60 anos no mercado de trabalho.

d) Apresenta a preocupação com a diminuição no número de casamentos entre pessoas de várias faixas etárias da população brasileira, assim como a dificuldade dessas pessoas para conseguir emprego no mercado de trabalho.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Geografia/ Prof. Allan Ítalo/ 9º C - Setores da economia e suas características. 06 aulas

Artes- 9º ano E - Prof.ª CRISTIANE

Geografia/ Prof. Allan/ 9ºC- Oceania: Localização e constituição territorial- 4 aula.