Professora-Daniela- Historia Turma 9ºA,E- 2º BIMESTRE

 Olá queridos Alunos 

Bem hoje iniciamos nosso 2º Bimestre.

Iniciaremos com a continuidade ao CMSP 

Habilidade:( EF09HI02)- Caracterizar e compreender os ciclos da historia republicana, identificando particularidades da historia local e regional até 1954

(EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.


Historia do Brasil: Modernidade e Exclusão Social

parte II

O outro lado da modernidade

Se por um lado a Modernidade é esse tempo histórico que se inicia com profundas transformações nas mentalidades, na maneira de pensar o mundo, o tempo – que passa a ser controlado pelo trabalho -, é também neste momento que temos o aprofundamento da hierarquização das raças e a construção daquilo que conhecemos como Europa enquanto o centro do mundo e valor moral, fazendo do resto do mundo apenas espaços de reprodução do conhecimento produzido na Europa (eurocentrismo), ou seja, é na modernidade que o racismo e o tempo arcaico são inventados. 

Uma das marcas da modernidade é a dominação do homem sobre o homem e isso se deu de variadas maneiras: colonização, escravização e guerras. Esta última teve dois auges: a I e a II Guerra Mundial, que também trouxe a outra grande marca da modernidade: a barbárie. Tanto a primeira quanto a segunda guerra mundial marcaram profundamente e fizeram com que artistas e políticos passassem a dedicar uma vida contra as guerras ou refletir sobre as mazelas construídas pela ganância humana.  

A hierarquia das raças e a colonização de países fez também com que outra questão surgisse: povos modernos (no sentido estético e histórico) e os povos arcaicos, também no sentido estético e histórico. Esse tipo de divisão do planeta e da história tem sido questionado nos últimos 40 anos por duas correntes de pensadoras e pensadores das Ciências Humanas: os Estudos da Subalternidade e os Estudos Decoloniais, que têm questionado e abandonando essa divisão binária da história entre modernos e arcaicos.

ATIVIDADES



1-Analise as imagens acima e responda as seguintes questões

a)Na imagem vemos imagens de sociedades diferentes. Conseguimos observar quais são?

b)São sociedades “civilizadas”?

c)O que é “civilizado”? O “civilizado” é civilizado para quem?

d)O que chama a atenção?

e)Qual o motivo de viverem como vivem?

As atividades deverão ser entregues para o EMAIL ou WHATSAPP da professora 

dani_souza_moreira@hotmail.com


data de entrega 17/05

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Geografia/ Prof. Allan Ítalo/ 9º C - Setores da economia e suas características. 06 aulas

Geografia/ Prof. Allan/ 9ºC- Oceania: Localização e constituição territorial- 4 aula.

Artes- 9º ano E - Prof.ª CRISTIANE