pro Wilson história 9 ano c processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira
Professor: Wilson
Disciplina: HISTÓRIA
Série destino: 9ANO C
Quantia de aulas previstas: 8
1Atividade2 Bimestre 9 ano c
História
PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA
SOCIEDADE
BRASILEIRA
ATIVIDADE 1
1.1. Observe as
imagens da Avenida Paulista, no final do século XIX e inicio do século XXI, e
responda as questões no seu caderno.
a) Entre as
imagens da Avenida Paulista em diferentes épocas ha transformações bastante visíveis.
Descreva algumas dessas transformações.
b) Você já
parou para observar como e a cidade em que mora? Tente descreve-la, pontuando
como são as ruas, as construções,
o comercio de seu bairro, além de pesquisar e anotar seu
numero de habitantes.
Leia e analise as fontes
abaixo e faça o que se pede:
Urbanização
e higienização
Assim como o Rio de Janeiro, São
Paulo também se tornou uma metrópole nos fins do século XIX.
De província pacata, se transformou em
importante centro politico e polo econômico, movido pela industrialização. O café,
seu principal produto, impulsionou as principais transformações, atraindo
milhares de trabalhadores, imigrantes e nacionais.
Para a construção de uma importante
capital, os projetos de urbanização buscavam mostrar,por meio de suas edificações,
os ideais de progresso e modernidade. Em São Paulo, com um crescimento urbano
acelerado, novos bairros surgiram. As novas construções, avenidas e bairros que
foram surgindo, entre o final dos séculos XIX e inicio do XX, foram pensadas
nos moldes de outras grandes metrópoles estrangeiras.
Foi nesse momento que foram criados
bairros como os Campos Elíseos, Higienópolis e a Bela Vista. Mas, ao mesmo
tempo que realizava a urbanização destes bairros, a elite politica paulista executava
obras para esconder os rios (os canalizando e encobrindo juntamente com o
esgoto) e aterrava também as áreas de várzea, alterando seus contornos.
No entanto, nesse mesmo contexto
surgiram cortiços e bairros sem saneamento básico e com condições precárias de
higiene. Neste momento passaram a bater a porta das casas e cortiços, homens
que estavam a serviço dos chamados “Desinfetórios”, e o argumento do governo
era que essas vistorias iriam melhorar as condições higiênicas das habitações.
Alguns se indignaram com a meticulosidade dessas visitas, por nem sempre serem
pacificas as observações das casas.
Por vezes ocorreram conflitos diante da
aplicação rigorosa de normas e medidas sanitárias, preconizadas pelas concepções
cientificas que as autoridades publicas da época defendiam.
Entendia-se que esse processo de higienização,
ao promover transformações sociais, e inclusive raciais, transformaria a nação em
um corpo sadio e, na mentalidade de alguns cientistas do final do século XIX e
inicio do XX, apto ao progresso. Ressalta-se que, naquele momento, nao havia
dialogo por parte do governo, muito menos educação sobre prevenção as doenças.
Fonte:
Elaborado especialmente para este Material.
a) Apo's ter
realizado a leitura e analise das fontes, responda:
o que motivou as transformações
na cidade de São
Paulo no fim do século XIX?
b) Descreva os
principais aspectos desta transformação da
cidade de São Paulo.
c) O texto
apresenta o nome de novos bairros que surgiram
na cidade de São Paulo no
processo de crescimento urbano
da cidade, quais são eles?
d) Na fonte 2
e apresentada uma propaganda de um empreendimento.
Qual e o nome do bairro em
que este empreendimento
seria realizado? Você tem
alguma hipótese
em relação ao motivo da existência
de bairros com nomes
como este?
e) Explique
qual era a função dos Desinfetórios. Qual era
sua importância?
f) Como
surgiram os cortiços? Quem eram seus habitantes
e o que significou a expansão
do território em São Paulo
para
eles?
Getúlio
Vargas
Entre 1930 e 1945 foi implantada a
legislação trabalhista, sindical e previdenciária brasileira, e algumas de suas
bases seguem existindo até hoje. A criação do Ministério do Trabalho fora
inclusive uma das primeiras medidas burocráticas do Governo Provisório de
Getúlio Vargas. O interesse em negociar com a classe trabalhadora se deveu ao
fato de as mobilizações das organizações sindicais e politicas da classe
operaria terem sido consideradas um dos fatores de tensão social que
contribuíram com a queda da Primeira República.
Getúlio procurou construir sua
imagem como protetor dos trabalhadores, realizando cerimonias e investindo nos
meios de comunicação, que veiculavam propagandas e notícias sobre os feitos de seu
governo. A partir de 1939, o 1o de maio passou a ser comemorado no maior
estádio do Rio de Janeiro a época, o São Januário. Durante o Estado Novo
(1937-1946), momento de restrição da liberdade politica, essas comemorações
reuniam grandes massas de trabalhadores e operários.
Vargas iniciava seus
discursos com a expressão “Trabalhadores do Brasil” e comumente anunciava medidas
que favoreceriam a classe trabalhadora.
Fonte: Elaborado
especialmente para este Material.
atividades
a) Durante a Era Vargas foram criadas uma serie de reformas trabalhistas. Cite algumas desuasconsequências para a classe trabalhadora.
b) A que o
texto atribui o interesse de Vargas em atender os interesses da classe
trabalhadora?
fonte 1
O
presidente Washington Luis, de garçom, oferece
café
com leite ao personagem Jeca.
Legenda da imagem:
W.L. –
Café com leite?
Jeca –
Essa historia de café com leite já esta pão!
Traga-me um churrasco…
Getúlio
Vargas com um bonde nos braços onde está escrito “Catete”
é
interpelado por Borges de Medeiros, seu principal aliado e mentor.
Ao
fundo, Washington Luís assiste tudo.
Legenda
da imagem:
Borges
Medeiros – Getúlio Amigo, recebeste o bonde mineiro, acho
prudente
esperardes pelos reboques que não tardarão!
“Sucessão!”,
charge de Storni. Careta, n. 1103, ano XXII, 10 de ago. 1929, capa.
Disponível
em: <http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/
careta/careta_1929/careta_1929_1103.pdf>.
Acesso em: 18 nov. 2019.
a) Quem
são os personagens que aparecem nas charges? Quais papeis tinham esses
personagens
políticos
em agosto de 1929?
b) Na
fonte 1, o Jeca (figura popular na época que representava o eleitorado
brasileiro) rejeita o
café
com leite. Qual alternativa ele apresenta ao “garçom”? Qual o significado de
seu comentário
a
Washington Luis?
c) Na
fonte 2, Borges de Medeiros faz alusão ao apoio de Minas Gerais na corrida
presidencial.
Por que
essa medida alterou a política do “café com leite”?
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até dia 25/05/21
Wildamblei2@yahoo.com.br
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