pro Wilson história 9 ano c processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira

 

Professor: Wilson

Disciplina: HISTÓRIA

Série destino: 9ANO C

Quantia de aulas previstas: 8


1Atividade2 Bimestre 9 ano c História

PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA

SOCIEDADE BRASILEIRA

 

ATIVIDADE 1

1.1. Observe as imagens da Avenida Paulista, no final do século XIX e inicio do século XXI, e responda as questões no seu caderno.

 






a) Entre as imagens da Avenida Paulista em diferentes épocas ha transformações bastante visíveis.

Descreva algumas dessas transformações.

 

b) Você já parou para observar como e a cidade em que mora? Tente descreve-la, pontuando

como são as ruas, as construções, o comercio de seu bairro, além de pesquisar e anotar seu

numero de habitantes.

 

 

 

Leia e analise as fontes abaixo e faça o que se pede:


Urbanização e higienização

          Assim como o Rio de Janeiro, São Paulo também se tornou uma metrópole nos fins do século XIX.

      De província pacata, se transformou em importante centro politico e polo econômico, movido pela industrialização. O café, seu principal produto, impulsionou as principais transformações, atraindo milhares de trabalhadores, imigrantes e nacionais.

      Para a construção de uma importante capital, os projetos de urbanização buscavam mostrar,por meio de suas edificações, os ideais de progresso e modernidade. Em São Paulo, com um crescimento urbano acelerado, novos bairros surgiram. As novas construções, avenidas e bairros que foram surgindo, entre o final dos séculos XIX e inicio do XX, foram pensadas nos moldes de outras grandes metrópoles estrangeiras.

         Foi nesse momento que foram criados bairros como os Campos Elíseos, Higienópolis e a Bela Vista. Mas, ao mesmo tempo que realizava a urbanização destes bairros, a elite politica paulista executava obras para esconder os rios (os canalizando e encobrindo juntamente com o esgoto) e aterrava também as áreas de várzea, alterando seus contornos.

         No entanto, nesse mesmo contexto surgiram cortiços e bairros sem saneamento básico e com condições precárias de higiene. Neste momento passaram a bater a porta das casas e cortiços, homens que estavam a serviço dos chamados “Desinfetórios”, e o argumento do governo era que essas vistorias iriam melhorar as condições higiênicas das habitações. Alguns se indignaram com a meticulosidade dessas visitas, por nem sempre serem pacificas as observações das casas.

        Por vezes ocorreram conflitos diante da aplicação rigorosa de normas e medidas sanitárias, preconizadas pelas concepções cientificas que as autoridades publicas da época defendiam.

       Entendia-se que esse processo de higienização, ao promover transformações sociais, e inclusive raciais, transformaria a nação em um corpo sadio e, na mentalidade de alguns cientistas do final do século XIX e inicio do XX, apto ao progresso. Ressalta-se que, naquele momento, nao havia dialogo por parte do governo, muito menos educação sobre prevenção as doenças.

Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

 

 

 

a) Apo's ter realizado a leitura e analise das fontes, responda:

o que motivou as transformações na cidade de São

Paulo no fim do século XIX?

 

b) Descreva os principais aspectos desta transformação da

cidade de São Paulo.

 

c) O texto apresenta o nome de novos bairros que surgiram

na cidade de São Paulo no processo de crescimento urbano

da cidade, quais são eles?

 

d) Na fonte 2 e apresentada uma propaganda de um empreendimento.

Qual e o nome do bairro em que este empreendimento

seria realizado? Você tem alguma hipótese

em relação ao motivo da existência de bairros com nomes

como este?

 

e) Explique qual era a função dos Desinfetórios. Qual era

sua importância?

 

f) Como surgiram os cortiços? Quem eram seus habitantes

e o que significou a expansão do território em São Paulo

para eles?

 

Getúlio Vargas

         Entre 1930 e 1945 foi implantada a legislação trabalhista, sindical e previdenciária brasileira, e algumas de suas bases seguem existindo até hoje. A criação do Ministério do Trabalho fora inclusive uma das primeiras medidas burocráticas do Governo Provisório de Getúlio Vargas. O interesse em negociar com a classe trabalhadora se deveu ao fato de as mobilizações das organizações sindicais e politicas da classe operaria terem sido consideradas um dos fatores de tensão social que contribuíram com a queda da Primeira República.

            Getúlio procurou construir sua imagem como protetor dos trabalhadores, realizando cerimonias e investindo nos meios de comunicação, que veiculavam propagandas e notícias sobre os feitos de seu governo. A partir de 1939, o 1o de maio passou a ser comemorado no maior estádio do Rio de Janeiro a época, o São Januário. Durante o Estado Novo (1937-1946), momento de restrição da liberdade politica, essas comemorações reuniam grandes massas de trabalhadores e operários.

Vargas iniciava seus discursos com a expressão “Trabalhadores do Brasil” e comumente anunciava medidas que favoreceriam a classe trabalhadora.

 

Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

 

 

atividades

 

a) Durante a Era Vargas foram criadas uma serie de reformas trabalhistas. Cite algumas desuasconsequências para a classe trabalhadora.

 

 

b) A que o texto atribui o interesse de Vargas em atender os interesses da classe trabalhadora?

 

fonte 1 


O presidente Washington Luis, de garçom, oferece

café com leite ao personagem Jeca.

Legenda da imagem:

W.L. – Café com leite?

Jeca – Essa historia de café com leite já esta pão!

Traga-me um churrasco…




Getúlio Vargas com um bonde nos braços onde está escrito “Catete”

é interpelado por Borges de Medeiros, seu principal aliado e mentor.

Ao fundo, Washington Luís assiste tudo.

Legenda da imagem:

Borges Medeiros – Getúlio Amigo, recebeste o bonde mineiro, acho

prudente esperardes pelos reboques que não tardarão!

“Sucessão!”, charge de Storni. Careta, n. 1103, ano XXII, 10 de ago. 1929, capa.

Disponível em: <http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/

careta/careta_1929/careta_1929_1103.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2019.

 

a) Quem são os personagens que aparecem nas charges? Quais papeis tinham esses personagens

políticos em agosto de 1929?

 

b) Na fonte 1, o Jeca (figura popular na época que representava o eleitorado brasileiro) rejeita o

café com leite. Qual alternativa ele apresenta ao “garçom”? Qual o significado de seu comentário

a Washington Luis?

 

c) Na fonte 2, Borges de Medeiros faz alusão ao apoio de Minas Gerais na corrida presidencial.

Por que essa medida alterou a política do “café com leite”?

 

Entregar até dia 25/05/21

Wildamblei2@yahoo.com.br

 


 

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