Prof. cleidione/ Tecnologia 9º A, B, C, D

 Disciplina: Tecnologia e Inovação- Prof. Cleidione - Whatsapp  (910118442)

Email: cleidionesantos@prof.educacao.sp.gov.br

Identificação do aluno: Nome completo série e turma / Nome da escola.

Qualquer dúvida estou à disposição.

 

Nº de aulas previstas: 2 aula

Tempo previsto: 08/04 a 15/04

Recursos materiais: Celular ou computador

Atividade: Assistir ao vídeo e descrever 5 coisas  positivas que a tecnologia contribui para a sociedade e 5 Negativas. Link do vídeohttps://www.youtube.com/watch?v=019vprcLoik&ab_channel=Descortinando


Avaliação: engajamento na realizações das tarefas

 Habilidade: Identificar diferentes usos das TDIC, reconhecendo suas especificidades e aplicabilidades em diferentes contextos e seus impactos nos serviços, na produção e na interação social e utilizando-as de forma criativa, crítica e ética em processos que envolvam autoria e protagonismo.

 

Olá meus queridos! Que Deus abençoe e cuide de cada um de vocês.




Tema: Tecnologias de Informação e Comunicação

 

TECNOLOGIA está em tudo o que fazemos e que usamos.

Abaixo vamos entender um pouco sobre os componentes de TECNOLOGIA.

 

TICsão compreendidas como um conjunto de equipamentos, programas e mídias que utilizam aplicações tecnológicas, abrangendo os sistemas operacionais, a internet e suas redes. Podemos qualificar como TIC tanto a indústria fonográfica e cinematográfica, elétrica ou eletrônica, como o rádio e a TV, elétricos ou eletrônicos, além da imprensa pré-digital.

 

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

 

TDIC:diferentemente das TIC, o D (de digital) não é indiferente. Quando tudo se transforma em números (dígitos - D) por meio da computação, ao invés de sinais elétricos ou eletrônicos, tudo muda: a criação de conteúdo, por meio dos softwares, torna-se acessível a todos; a recepção dos conteúdos torna-se variável, segmentada e a cultura participativa pode se consolidar.

 

.

 

Letramento Digital

 

Muitas são as definições e concepções acerca do letramento digital em circulação, que focam desde o uso proficiente de ferramentas digitais até o tratamento crítico de conteúdos que circulam nos ambientes digitais; desde o ler e escrever em contextos digitais, em uma perspectiva funcional, o que envolve o trato com diferentes linguagens e mídias, até participação crítica e ética nas práticas sociais próprias das culturas digitais.

 

Pensamento computacional

 

[...] pode ser aplicado e desenvolvido por meio do trabalho com atividades que envolvam: 1) Programação de computadores: usando uma linguagem de programação 2) Robótica: cujo o trabalho pode ser desenvolvido com material reciclável e componentes eletromecânicos e/ou eletrônicos. 3) Narrativas Digitais: contar histórias por intermédio de tecnologia. 4) Maker que utiliza sucatas e materiais diversos, podendo ser combinados com a programação e/ou robótica e 5) Pensamento Científico

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Geografia/ Prof. Allan Ítalo/ 9º C - Setores da economia e suas características. 06 aulas

Artes- 9º ano E - Prof.ª CRISTIANE

Geografia/ Prof. Allan/ 9ºC- Oceania: Localização e constituição territorial- 4 aula.