Geografia/ Prof.Allan/ 9ºC/ SEI- Revisão e recuperação de conteúdos do 1º Bimestre
Olá, tudo bem?
Bem vindo a mais uma aula virtual.
Durante essa semana (26 a 30 de Abril), realizaremos atividades de revisão e recuperação de conteúdos relacionados aos temas propostos pelo CMSP.
Habilidade: (EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.
GLOBALIZAÇÃO
A globalização é vista como a integração entre as diferentes localidades do planeta e uma maior dinâmica ocorrida através dos sistemas de comunicação (internet, jornais, televisão, rádio) e transporte (produtos e pessoas, através das relações de importação e exportação de produtos e matérias primas).
A origem da Globalização
O nome globalização só veio a ser usado a partir da década de 1980, com uma maior ocorrência após a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria (1989). Porém, muitos os historiadores defendem que a globalização tenha se iniciado a partir da expansão marítimo-comercial europeia (Período das Grandes Navegações), no final do século XV e início do século XVI, momento no qual o sistema capitalista se expandiu pelo mundo, aumentando a disseminação de culturas, linguagens e modos de vidas em diferentes regiões do mundo, assim como as relações de exploração humana, de recursos naturais e econômicos no planeta.
ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA GLOBALIZAÇÃO.
Apontam-se alguns problemas e aspectos negativos da globalização, entre eles estão:
Desigualdades sociais, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do capitalismo.
Desigualdade de comunicação entre os países, em que culturas, valores morais, princípios educacionais e outros são reproduzidos obedecendo a uma ideologia dominante (países ricos dominam os mais pobres).
Outro fator defendido de forma negativa é a INTERDEPENDÊNCIA ECONÔMICA, onde os países mais ricos exploram a mão de obra e recursos naturais de regiões mais pobres, promovendo assim mais desigualdades.
Observe o exemplo da charge: Exploração do continente africano pelas potências europeias e norte americanas (EUA e Canadá).
Entre os aspectos positivos da globalização, é comum citar os avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos (Revoluções Industriais). Exemplo: A cura para uma doença grave é descoberta no Japão, ela é rapidamente difundida (a depender do contexto social e econômico) para as diferentes partes do planeta.
Outros pontos considerados vantajosos da globalização é a maior difusão comercial, de produção e também de investimentos (internet, computadores, celulares, etc).
Comentários
Enviar um comentário