Eletiva 9º E – Professora: Gilmara Cristina 2° Atividade do 1º Bimestre 07/04 á 16/04
Eletiva 9º E – Professora: Gilmara
Cristina
2° Atividade do 1º
Bimestre 07/04 á 16/04
Aulas: 04 aulas - quinzenais
Habilidade: (EF05AR01) – identificar e
apreciar pintura, fotografia ... e vídeo como modalidades das artes
visuais... presentes na cultura
brasileira...
Avaliação: através da participação,
interação e pontualidade na entrega da atividade.
Recursos Didáticos: lápis, caderno,
caneta, borracha, acesso à Internet e celular para foto e envio da atividade.
Obs.: Toda atividade deve ser copiadas e
respondidas no caderno e depois enviar
fotos somente no e-mail: gilmaracristina@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 16/04
Lembrando que Nosso Tema de eletiva é
sobre fotografia.
Olá
pessoal!!!!
“A melhor coisa sobre uma fotografia,
é que ela não muda mesmo quando as pessoas mudam”.
Annie Leibovitz
Segue nossa 2ª
atividade de Eletivas
FOTOGRAFIA
Origem da Fotografia
A palavra fotografia vem do grego e significa "desenhos
de luz". Foram assim chamadas porque para se conseguir as imagens
utiliza-se luz e alguns materiais específicos como um rolo de filme para fotos
e papel fotográfico, que se torna mais escuro com a luz.
As primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam
de cerca 350 a.C. Todavia, foi em meados do século X que o árabe Alhaken de
Basora percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua
tenda trespassada pela luz solar.
Em 1525, já se
dominava a técnica de escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o
químico italiano Ângelo Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata
oxidavam quando expostos à luz do Sol.
Por sua vez, o farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786) viria
a corroborar esta descoberta em 1777, ao demonstrar o enegrecimento de sais
expostos à ação da luz.
No ano de 1725, foi
a vez do cientista alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma
imagem durável numa superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas
Wedgwood (1771-1805) realizou no início do século XIX experimentos semelhantes.
As fotografias não servem apenas para fazer
retratos pessoais, também encontramos em jornais e revistas para informar, em
livros como ilustração, e muitas são artes. Embora as fotografias pareçam
semelhantes à realidade, nunca são iguais a ela. Por isso, permitem que a
pessoa que faz fotografia possa se expressar de várias maneiras, utilizando
diferentes recursos. O primeiro recurso de que se dispõe é a escolha do que vai
ser fotografado, ou seja, o enquadramento. Mediante o enquadramento, a pessoa
que tira a fotografia presta atenção a uma parte do que está vendo, e essa
imagem é o que sua câmera registrará. Também é possível intervir no tamanho das
coisas fotografadas. Para isso, pode-se usar a escala de planos, que consiste
em fazer com que o objeto ou as pessoas que vamos fotografar ocupe toda a
imagem ou só parte dela.
EXERCÍCIO
1) Qual a origem e
o que significa a palavra fotografia?
2) Cite 3 utilidades da fotografia.
3) Para que serve o enquadramento na
fotografia?
4) Como podemos intervir no tamanho
do objeto fotografado?
5) Sabemos que a fotografia como arte
pode transmitir emoções diferentes de pessoa para pessoa e com contextos
diferentes. Observe a fotografia abaixo e responda o que se pede:
1) A fotografia acima foi tirada durante a Guerra do Vietnã. Observando
a figura quais sensações e emoções ela transmite?
2) Narre a situação em que ela foi
tirada, o que você acha que estava acontecendo?
3) Analisando o foco que o artista
deu a foto o que você acha que ele quis transmitir? Ele conseguiu?
Obs.: as atividades deve
ser encaminhadas somente por e-mail: gilmaracristina@prof.educacao.sp.gov.br
Comentários
Enviar um comentário