CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO Brasil Prof. Wilson 9 anoc
2 ATIVIDADE
9 ANO C
Nós, os representantes do povo
brasileiro, reunidos em Congresso Constituinte, para organizar um regime livre
e democrático, estabelecemos, decretamos e promulgamos:
Art. 1º – A Nação brasileira adota como forma
de Governo, sob o regime representativo, a República Federativa, proclamada a
15 de novembro de 1889, e constitui-se, por união perpétua e indissolúvel das
suas antigas Províncias, em Estados Unidos do Brasil.”
Art. 2º - Cada uma das antigas Províncias
formará um Estado e o antigo Município Neutro constituirá o Distrito Federal,
continuando a ser a Capital da União, enquanto não se der execução ao disposto
no artigo seguinte.
Art. 6º
- O Governo federal não poderá intervir em negócios peculiares aos Estados,
salvo:
1º) para repelir invasão estrangeira, ou de um
Estado em outro;
2º) para manter a forma republicana federativa;
3º) para restabelecer a ordem e a tranquilidade
nos Estados, à requisição dos respectivos Governos;
4º) para
assegurar a execução das leis e sentenças federais.
Fonte: Constituição de 1891. Presidência da
República. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2020.
a)
Após a leitura dos artigos da Constituição de 1891 e com base no que você
entendeu, explique o significado do termo República
Federativa e como foi estruturada essa forma de governo no Brasil do final
do XIX.
b) A primeira Constituição da República foi
promulgada em 24 de fevereiro de 1891, após três meses de trabalho da
Assembleia Constituinte. Ela garantiu a independência entre os três Poderes,
bem como o fim de instituições monárquicas como o Poder Moderador e o Conselho
de Estado.
Pesquise e complete os quadros em branco do
organograma com os poderes republicanos que foram estabelecidos após 1891.
Depois, escreva em seu caderno quem poderia votar de acordo com essa
Constituição.
República Federativa do Brasil |
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ATIVIDADE
Observe
a imagem e leia o texto para responder às questões em seu caderno
1
Charge retratando o voto de cabresto, com político levando o eleitor para
votar. O diálogo mostra uma mulher representando a soberania, que questiona ao
político: “É o Zé Besta?” O político, que traz em uma corda o eleitor
representado por um burro, responde: “Não, é o Zé Burro!”
Imagem
do cartunista Storni, publicada na revista Careta, nº 974, p. 14, de 1927.
Fonte:
Storni/Revista Careta/Biblioteca Nacional. Disponível em: . Acesso em: 14 ago.
2020. 232 CADERNO DO ALUNO 00_49734017_SPFE 9 ano EF MIOLO.indb 232 2
A
República e o Coronelismo
O regime republicano proclamado em 1889 não
significou uma participação popular efetiva e muito menos ampliou de forma
expressiva os direitos sociais. Ao contrário, durante a Primeira República,
também conhecida como República Velha, o sistema político foi dominado pelas
oligarquias estaduais, cujos interesses prevaleciam no cenário político e
econômico de seus respectivos Estados. Na Constituição de 1891, apenas os homens
maiores de 21 anos e alfabetizados votavam. O voto era restrito a uma pequena
parte da população e, somado a isso, as fraudes sobre os resultados eleitorais
eram constantes.
Esse sistema garantia a manutenção das
oligarquias no poder, intermediadas pelos “coronéis” (grandes latifundiários),
que, com intervenção na política regional e local, conseguiam os votos
necessários aos oligarcas, com a troca de favores ou por meio de ameaças.
Fonte:
Elaborado especialmente para este Material.
a) Com o
auxílio do texto “A República e o Coronelismo”, elabore uma explicação para o
que ocorre na imagem.
b) Qual é
o tema da charge?
c) O que
o autor quis representar?
d) Segundo o texto, quem podia votar na Primeira
República?
e) Realize uma pesquisa sobre o funcionamento do
sistema político da Primeira República e a sua relação com o poder exercido
pelos “coronéis”. Posteriormente, explique como a maior parte da população
entendia a política daquele período.
O
Início da República
A proclamação da República no
Brasil, em 1889, deu início a um novo modelo político que se consolidou a
partir dos interesses das elites civis-militares que derrubaram a monarquia.
Uma das heranças dessa forma de governo foi o sufrágio, direito previsto pela
Constituição de 1891 aos cidadãos alfabetizados. A partir de 1891; o sufrágio
passou a ser universal e masculino; a exclusão das mulheres e dos analfabetos
deixava de fora das eleições grande parte da população brasileira.
O monopólio do sistema político e
econômico pelas oligarquias regionais, evidenciado pela política dos
governadores e do coronelismo, levava a fraudes eleitorais e ao voto de
cabresto. A população brasileira, em 1919, girava em torno de 29.700.000
pessoas, das quais 1.766.000 poderiam votar. No entanto, compareceram às
urnas somente 418.000, representando 1,41% da população brasileira.
Nesse mesmo período, iniciava-se a
implementação de indústrias e ferrovias no Brasil, pautadas por um modelo
econômico agroexportador, tendo o café como principal produto e mola propulsora
do modelo de industrialização que se iniciava. Em um período conhecido na
Europa como Belle Époque, as melhorias na qualidade de vida proporcionadas pelo
avanço tecnológico, no caso do Brasil, foram impulsionadas pela cafeicultura,
que oportunizou um momento áureo da economia brasileira. No entanto, a “Belle
Époque brasileira” não foi estendida à maioria da população, impulsionando
inúmeras tensões e conflitos sociais na época, inclusive aqueles ocasionados
pela emergência do movimento operário de trabalhadores imigrantes.
Fonte:
Elaborado especialmente para este Material.
a)
De acordo com o texto, o novo modelo político no início da República no Brasil
era de interesse de quem? Explique.
b). Segundo o texto, qual era o modelo
econômico no qual o Brasil estava pautado? Explique-o.
c). Pesquise o significado de Belle Époque. A
parir do seu entendimento do texto,
explique o que foi a chamada Belle Époque brasileira.
d)
A partir da leitura do texto, e do que você já estudou, elabore um Mapa Mental
em seu caderno (veja exemplos nos links abaixo) relacionando as eleições na
Primeira República à organização política do período.
<https://www.stoodi.com.br/blog/dicas-de-estudo/como-fazer-um-mapa-mental/
<https://atlas.fgv.br/marcos/da-proclamacao-constituicao-de-1891/mapas/os-votos-da-primeira-eleicao-presidencial--eleitores
<https://ensinarhistoriajoelza.com.br/fatos-que-marcaram-republica-no-brasil/
Entregar até 22/04
wildamblei2@yahoo.com.br
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