- ELETIVAS – 9°C. – 1ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO2
- ELETIVAS – 9°C. –
1ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE
ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br
Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA.
CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11- 968362464.
1º BIMESTRE
Olá estimados alun@s, espero que tod@s estejam bem J
Minhas postagens da disciplina de ELETIVAS DIREITOS E CIDADANIA no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades deverá ser dentro do prazo solicitado e dúvidas será contínua, de segunda a sexta somente no meu e-mail anotado acima J
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO!
ATIVIDADES SEMANAIS – (04 aulas). AVALIAÇÃO 2
Entrega até :18/03/2021
Leia com atenção o texto abaixo
A adolescência é uma fase de questionamento e descobrimento. No quais, os jovens estão se formando como pessoas e decidindo quais são os seus gostos, valores, interesses e a quais grupos pertencem. A construção da identidade comporta tanto a concepção de quem se é no momento, como a formulação de quem se quer ser no futuro. A juventude é um momento de procura por novos caminhos e visões a partir dos próprios interesses e sonhos.
Na conformação das nossas identidades, existem características que nós mesmos elegemos e outras que não são eleitas por nós. Ademais, a identidade se forma tanto por como nós nos vemos (autoconceito), quanto por como nos veem os outros (a imagem que queremos projetar).
A identidade das pessoas está conformada por muitas características (traços físicos, gostos, valores etc.). Uma forma de capturar essa complexidade é fazendo um gráfico de identidade, que ajuda a mostrar os diversos elementos que compõem a identidade de uma pessoa.
ATIVIDADE
1. Desenhe um círculo com o seu nome, com linhas saindo dele, conforme modelo abaixo.
Em cada linha coloque uma palavra ou frase que lhes descreva, por
exemplo: “menina”, “brasileiro”, “apaixonada por música”. Pensa nas coisas que gosta de fazer, nas pessoas que fazem parte de
suas vidas, nos seus sonhos, nos seus medos.
2-Agora, faça outro gráfico, que inclua palavras e frases sobre o que outras pessoas
(familiares, amigos/as, professores/as) pensam sobre você.
Após isso, compare os dois gráficos e reflita a partir das seguintes
questões:
a) Quem é você?
b)Como você se percebe?
c). Existem semelhanças entre a forma como você se vê e a forma como você acha que os outros veem você?
d)Existem diferenças entre a forma como você se vê e a forma como você pensa que os outros veem você?
e) Às vezes, percebe que tenta mudar coisas em você para cumprir com as expectativas ou estereótipos que acha que outros têm sobre você?
3-Escreva no seu caderno, reflexões sobre dessa atividade.
Leia abaixo com atenção, respeitando
as virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois dessa forma terá melhor
compreensão do texto. Dica: leia conversando com o texto e palavras que
desconheça, pesquise o significado no
dicionário ou google J .
A palavra “cultura” se refere aos costumes, valores e
comportamentos de um grupo de pessoas ou de uma sociedade. A cultura pode ser
definida pelos valores e as crenças de um grupo, mas também pelas tradições e práticas sociais, como a comida, a música e as artes. Alguns aspectos da cultura são altamente visíveis, como a forma como as pessoas se
vestem. Outros aspectos são principalmente inconscientes, quase
instintivos.
Uma maneira de pensar sobre a cultura é usar a metáfora de um iceberg. Um iceberg tem uma parte visível acima da linha d’água e uma seção maior e invisível abaixo. Da mesma forma, a cultura
tem alguns aspectos que podem ser observados e dos quais somos conscientes, bem
como outros aspectos que só podem ser suspeitados ou imaginados e
alcançados através do diálogo e da introspecção. Assim como a raiz do iceberg é muito maior do que a parte superior, a
maior parte da cultura é “invisível”. O risco é assumir a parte do todo. Ao se concentrar no que é visível para nós (e que parecemos “entender”), corremos o risco de perder o essencial nas pessoas, nos seres humanos.
Ademais, nenhuma cultura é homogênea. Dentro de cada uma delas é possível identificar “subculturas”: grupos de pessoas com conjuntos distintivos de práticas e comportamentos que os diferenciam da cultura maior e de outras
subculturas. A cultura é tão difícil de definir como de delimitar, de
modo que as culturas estão sempre evoluindo e mudando.
Os seres humanos são seres sociais. Assim, “começamos a aprender a nossa cultura (...) logo após nosso nascimento. Esse processo é chamado de socialização e envolve muito mais do que a escolaridade. Afeta
nossos valores, o que consideramos certo e errado. Nossas crenças religiosas são uma parte integrante da nossa
cultura. Assim como a nossa herança racial ou étnica. Nossa cultura também molda a forma como trabalhamos e
brincamos. E isso faz diferença na maneira como nós nos vemos e vemos os outros.” Para a psicóloga Deborah Tannen, todo o mundo vai se moldando de acordo com influências étnicas, religiosas, de classe, raça, idade, profissão, lugar geográfico de origem; e tudo isso se mistura
à personalidade individual e às predileções de cada um/a.
O que é uma nação?
Uma nação é um grupo de muitas pessoas que compartilham uma mesma cultura, incluindo
tradições, costumes, língua, etnia, entre outras características e fatores que as fazem se identificar e sentirem pertencentes a
esse grupo.
Durante o século XIX, passamos por transformações sociais que levaram à construção de estados-nação, o que significa que as fronteiras culturais passaram a corresponder às fronteiras políticas, incorporando um único estoque étnico e tradições culturais em um determinado território.
Essa forma de organização requer a existência de uma identidade cultural nacional, ou seja, costumes, tradições e práticas sociais que representem um grupo amplo de pessoas que se localizam
em um determinado espaço. Stuart Hall, em sua obra A
identidade cultural na pós modernidade, discorre sobre as culturas nacionais
serem compostas de símbolos e representações, para além das instituições culturais; portanto, a produção de um sentido de “nação” se dá através de discursos, estórias que são contadas, memórias que conectam presente e passado,
as quais influenciam a forma como organizamos nossas ações e a concepção que temos de nós mesmos.
No entanto, é importante ressaltar que nem sempre
uma nação possui um estado, como, os povos ciganos, e nem todo estado é inteiramente uma nação, pois dentro dele podem coexistir diferentes
grupos nacionais.
Responda
no seu caderno:
1-O que significa para você identidade cultural?
2-O que você acha que é e o que faz parte da cultura brasileira?
1.
BONS ESTUDOS ;=D
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